12/12/2019 18h04 - Atualizado em 12/12/2019 19h35

SEDH e Ceasa promovem evento de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, e a Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), em parceria com a Prefeitura de Cariacica, se juntaram para promover o “Ceasa Mulher”. O evento acontece, nesta sexta-feira (12), das 09h às 14h, na própria Ceasa, em Cariacica.

A ação, voltada para as trabalhadoras da Central, esposas e filhas dos trabalhadores e moradoras da região, contará com intervenção cultural, rodas de conversa sobre violência doméstica e direitos da mulher, além de serviços gratuitos municipais, tais como os oferecidos pelo Centro de Referência e Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Cadastro Único (CadÚnico), aferição de pressão e teste de glicose.

De acordo com a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, ampliar e oportunizar o diálogo com as trabalhadoras da Ceasa é fundamental para a prevenção à violência contra a mulher. “Infelizmente muitas de nós, mulheres, já sofremos algum tipo de violência em algum momento de nossas vidas, seja ela psicóloga, moral, física, sexual ou patrimonial. Esses tipos de agressões acabam sendo naturalizados, ficando mais difícil identifica-los e, consequentemente, mais difícil de quebrar o ciclo da violência. Então é importante levar informação às mulheres sobre os seus direitos, para a prevenção e para o enfrentamento às violências” ressaltou.

Já o diretor presidente da Ceasa, Fernando Rocha, destacou que o evento contribui com a construção de políticas públicas que priorizam as mulheres. “É de fundamental importância que ações que fortaleçam o protagonismo da mulher aconteçam. Ainda temos muita desigualdade na remuneração das mulheres e no tratamento de gênero, que culmina em altos índices de feminicídio. Precisamos pensar em políticas públicas que ajudem a sanar este problema, que é estrutural. É o nosso dever fazer com que os direitos das mulheres sejam garantidos e respeitados, e muito além de disponibilizar a estrutura física, estamos aqui para apoiar e dar todo o suporte às trabalhadoras e usuárias da Ceasa” enfatizou.

A Unidade Móvel de Atendimento à Mulher do Campo da SEDH também estará no local, oferecendo atendimentos gratuitos de assistência social, psicológica e jurídica.

O “Ceasa Mulher” conta ainda com o apoio do Fórum Estadual Permanente de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo, da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPE) e da Defensoria Pública da União no Espírito Santo (DPU).

09h: Credenciamento
09h30: Boas-vindas
10h: Intervenção cultural – Poesia
10h20: Exibição de documentário