16/07/2021 14h22 - Atualizado em 16/07/2021 16h01

SEDH dialoga sobre implantação do Núcleo de Referência de Atendimento às Mulheres em Santa Maria de Jetibá

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, esteve, nessa quinta-feira (15), no município de Santa Maria de Jetibá, onde vai funcionar o primeiro Núcleo de Referência de Atendimento às Mulheres da Microrregião Central Serrana do Estado, para um encontro com o prefeito do município, Hilário Roepke, e sua equipe. O objetivo do encontro foi dialogar sobre a instalação do núcleo, que teve o edital lançado nessa quarta-feira (14), para a contratação de Organizações da Sociedade Civil que farão a execução das atividades de implantação e gestão do equipamento.

Segundo a secretária Nara Borgo, o núcleo vai oferecer atendimento psicossocial e jurídico a mulheres em situação de violência, bem como realizará a articulação da rede de serviços na microrregião. A expectativa é de que o núcleo esteja em funcionamento ainda este ano.

“Aqui em Santa Maria de Jetibá vamos implantar o primeiro núcleo de enfrentamento à violência contra a mulher do Estado. Uma política pública pioneira no Espírito Santo que visa a prestar atendimento qualificado e acolhedor às mulheres em situação de violência. Essa parceria com a prefeitura é fundamental para o sucesso do programa e esperamos que em breve possamos iniciar os atendimentos”, afirmou a secretária.

Já o prefeito Hilário Roepke disse que a Administração Municipal se compromete em disponibilizar o espaço físico para o funcionamento do núcleo e destacou a alegria de ter o município de Santa Maria de Jetibá escolhido para a instalação desse primeiro núcleo de atendimento à mulher. “Infelizmente, a violência contra a mulher no nosso município também é uma realidade e a demanda por um atendimento especializado e humanizado para essa problemática é antiga e chegou em ótima hora”, enfatizou o prefeito.

Também participaram do encontro o vice-prefeito do município, Florentino Lauvers, e o deputado estadual Adilson Espíndula, além da secretária de Trabalho, Desenvolvimento e Ação Social do município, Nelcelina Espíndula, entre outras autoridades. Pela SEDH, também participou da reunião a gerente de Políticas para Mulheres, Bernadete Baltazar.

Além de Santa Maria de Jetibá, o núcleo vai atender outros cinco municípios da região central serrana: Santa Teresa, Santa Leopoldina, Itarana, Itaguaçu e São Roque do Canaã.

O núcleo compõe a cartela de projetos estratégicos do Governo do Estado, no que tange à estruturação das políticas públicas voltadas para as mulheres no Espírito Santo. Em seu corpo técnico, o núcleo vai contar com advogado, assistente social, psicólogo e educador social, para oferecer acompanhamento psicossocial e jurídico a mulheres em situação de violência na região.

Renata Alves (Respondendo)