05/10/2021 17h18

SEDH dialoga com prefeitura de Linhares sobre projetos de Governo implantados no município

Foto: Naiara Gomes/SESD

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, e o subsecretário de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, se reuniram com o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, e equipe, na última semana, para dialogar sobre a implantação do Centro de Acolhimento e Ação Integral sobre Drogas (CAAD) no município, ainda neste ano. Também foram pauta do encontro outros projetos e ações da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), como o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) e políticas para as mulheres.

O CAAD é a porta de entrada para o atendimento de pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas e seus familiares. O acolhimento é realizado por profissionais capacitados, os quais direcionam o atendimento e encaminham de acordo com as especificidades de cada caso.

Atualmente, existe uma unidade do CAAD no Centro de Vitória, que atende pessoas de todo o Estado. Entendendo as necessidades da população, o Governo do Estado vai ampliar o serviço com mais duas unidades no interior, sendo uma em Linhares.

“A Rede Abraço já realiza um importante papel de prevenção, tratamento e reinserção social para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Nosso intuito com essa nova unidade do CAAD é ampliar esses serviços e facilitar o atendimento à população capixaba, principalmente aos moradores da região norte do Espírito Santo”, afirmou o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes.

O CAAD em Linhares contará com uma equipe de 20 profissionais, entre eles, médico, assistente social e psicólogos. Ficará próximo aos bairros Conceição e Interlagos e à BR-101.

No município de Linhares também será implantado um Centro de Referência das Juventudes (CRJ), principal projeto do eixo social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. O espaço irá ofertar uma gama de serviços voltados para as juventudes, buscando ampliar a garantia de direitos e diminuir os índices de crimes violentos sofridos e cometidos por jovens. Serão 14 no Espírito Santo até 2022.

A secretária Nara Borgo ainda dialogou sobre a ação da Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo (Ônibus Lilás), que estará com atividade no município, neste mês de outubro.

“Com a implantação do CAAD no município, fortalecemos, por meio da Rede Abraço, o eixo de proteção social do Programa Estado Presente, do qual Linhares faz parte. Da mesma maneira com o CRJ, que tem como principal finalidade a de melhorar a oportunidade de vida e de trabalho de jovens entre 15 e 24 anos. Temos uma juventude muito rica e potente, que desenvolve trabalhos incríveis, e os CRJs vão aprimorá-los, como consequência afastando-os das situações de violência”, destacou a secretária Nara Borgo.

No âmbito das políticas para as mulheres, a secretária também debateu sobre os atendimentos da Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo (Ônibus Lilás) e a implantação de um Centro de Referência de Atendimento a Mulheres em Situação de Violência na cidade.

“Em nossa visita em Linhares também pudemos dialogar sobre o retorno do Ônibus Lilás, que estava com as atividades suspensas por causa da pandemia, mas que voltaremos gradativamente a partir deste mês de outubro, com todos os cuidados necessários, para levar serviços e informações para as mulheres acerca do enfrentamento à violência doméstica. Somado a isso, ainda pudemos conversar com o prefeito sobre a implementação de um Centro de Referência no município, espaço que vai proporcionar atendimento qualificado e humanizado às mulheres para superação de situações de violação”, completou.

Também participaram da reunião o representante do Instituto de Gestão Social do Terceiro Setor (IGES), Ruy de Almeida Franklin Junior, que é a Organização da Sociedade Civil (OSC) selecionada para implantar e gerir o CAAD em Linhares; a assessora técnica da Rede Abraço, Gianni Brito Veronez; a secretária de Ação Social de Linhares, Luciana Mantovanelli; e o secretário de Segurança Pública de Linhares, coronel Jones Mattos.

Estado Presente em Defesa da Vida

Os CRJs destacam-se entre os 44 programas do eixo social do Estado Presente em Defesa da Vida e são baseados no planejamento, no método e nas evidências científicas. Ao todo, são previstas 14 unidades e os dois primeiros Centros serão implementados nas regiões do Polígono Feu Rosa – Vila Nova de Colares – Ourimar, na Serra, e na Região da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha.

Implantado em 2011, na primeira gestão do Governo Renato Casagrande, Estado Presente foi desativado entre 2015 e 2018, mas retomado em 2019, com ações realizadas de proteção policial e social em 140 bairros de dez municípios capixabas instalados na Região Metropolitana e no interior do Estado, identificados pelo alto índice de vulnerabilidade social. Visa a reduzir os índices de violência e criminalidade, com foco especialmente em crimes letais.

No eixo de Proteção Social, o objetivo é reduzir a vulnerabilidade juvenil à violência, viabilizar a inclusão social, gerar oportunidades de emprego e obtenção de renda, preservando garantias e direitos das pessoas, além de propiciar a transformação do território, por meio da mediação e mobilização social.

Informações à Imprensa: