SEDH destaca serviço estadual de denúncias de violação dos direitos humanos
Neste mês, o Agosto Lilás, alusivo à importância da prevenção e do enfrentamento a violência contra a mulher, a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) destaca o Serviço de Atendimento Humanizado a Vítimas de Violação de Direitos Humanos (SAHUV), criado em 2021. O objetivo do serviço é acolher e encaminhar denúncias de violações de direitos humanos, mantendo atendimento por telefone e e-mail 24 horas, além de atender as vítimas presencialmente.
Este ano, o serviço já recebeu 52 denúncias de violação dos direitos das mulheres. Dessas denúncias, 40% foram concluídas. O município da Serra lidera no número de casos, seguido por Cariacica e Vila Velha. Os principais tipos de violação dos direitos das mulheres são agressão física, violência doméstica e ameaça de morte.
A secretária de Direitos Humanos, Nara Borgo, destacou a importância do fluxo de denúncias no Serviço de Atendimento Humanizado a Vítimas de Violação de Direitos Humanos. “O SAHUV foi pensado para receber as denúncias de violações dos direitos humanos, encaminhando-as aos órgãos competentes responsáveis por acolhê-las para que sejam tomadas as medidas cabíveis, permitindo que a vítima saiba o desfecho da denúncia encaminhada”, afirmou.
Fluxo da denúncia
A denúncia recebida é analisada e, de acordo com o tipo de violação, é encaminhada aos órgãos competentes por acolhê-la, como Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), Ministério Público do Espírito Santo (MPES), por meio das Promotorias de Justiça Criminal ou Promotoria de Justiça, além da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) ou as delegacia da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) e a Defensoria Pública.
Serviço:
O Serviço de Atendimento Humanizado a Vítimas de Violação de Direitos Humanos (SAHUV) é direcionado ao atendimento da população de modo geral, que tem seus direitos violados e queira formalizar uma denúncia.
Atendimento 24h via e-mail: sahuv@sedh.es.gov.br ou pelo WhatsApp (27) 99297-2776.
Atendimento presencial de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, na Casa dos Direitos "Advogado Ewerton Montenegro Guimarães - Rua General Osório, 83, Edifício Portugal, 16º andar, Vitória, Espírito Santo. Telefone: (27) 36361321 e (27) 3222-4207.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Simone Diniz
(27) 3134-1414 (27) 99309-4008
comunicacao@sedh.es.gov.br