24/02/2021 17h46

SEDH debate criação de Centros de Referência das Juventudes com coletivos da Serra

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da equipe que coordena o projeto dos Centros de Referência das JuventudES (CRJs) e também da Gerência de Políticas para as Juventudes, esteve no bairro Feu Rosa, no município da Serra, na noite dessa terça-feira (23), a convite de coletivos do território. Respeitando todos os protocolos de saúde e distanciamento social, o debate ocorreu no Centro de Vivência.

A conversa foi uma continuidade dos debates que já vêm sendo feitos com as comunidades desde 2019 e que precisaram se tornar virtuais em 2020, por causa da pandemia da Covid-19. Na oportunidade, houve um diálogo sobre o projeto e o andamento dos trabalhos, já que a proposta é de que um dos primeiros CRJs seja implementado na região. 

"A reunião foi um importante momento de retomada do diálogo presencial nos territórios. A metodologia de trabalho do CRJ está baseada nessa construção conjunta com as juventudes, no ouvir e conversar sobre as demandas que esses jovens têm para que o CRJ, de fato, chegue atendendo às necessidades dos jovens no que se refere à garantia de direitos e à criação de possibilidades e oportunidade de educação e trabalho. Por isso, esses momentos nos bairros, com os coletivos juvenis, são de fundamental importância para o desenvolvimento da política", explicou um dos coordenadores do projeto, Geovanni Lima.

A gerente de Políticas para as Juventudes da Secretaria de Direitos Humanos, Fabrícia Barbosa, acrescentou que “essa retomada dos diálogos presenciais com os municípios prioritários do Programa Estado Presente é fundamental para a adesão e garantia das juventudes dentro dos futuros Centros. Isso é reflexo do perfil de atuação do Governo do Estado. As idas aos municípios têm sido planejadas com muita responsabilidade e seguindo todos os protocolos, mas entendemos que é necessária, nessa reta final, para o sucesso desse equipamento tão desejado”, disse Fabrícia Barbosa.

Os Centros de Referência das Juventudes

Os Centros de Referência das JuventudES (CRJs), principal ação do Eixo de Proteção Social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, estão em fase de implementação. Serão espaços de integração social e potencialização da faixa populacional que mais sofre com os índices de violência: as juventudes, sobretudo as juventudes negras.

Serão 14 CRJs em funcionamento até 2021, com capacidade para atender, anualmente, uma média de 65 mil jovens.

Os Centros de Referência das JuventudES funcionarão nos seguintes municípios: Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Aracruz, Colatina e Guarapari. Os dois primeiros Centros serão implementados nas regiões do Polígono Feu Rosa – Vila Nova de Colares – Ourimar, em Serra, e na Região da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha. 

Buscando ampliar a garantia de direitos e diminuir os índices de crimes violentos sofridos e cometidos por jovens, o CRJ ofertará uma gama de serviços, incluindo o acompanhamento integral de jovens para a construção de Planos de Vida e Trabalho, tendo como princípios o respeito à diversidade e ao diálogo. Disponibilizará ainda espaços de trabalho compartilhado, com laboratório temático para geração de renda (LABPoca), oficinas, eventos artístico-culturais e esportivos, vivências extra territórios, passagens interestaduais, entre outros, tendo a gestão compartilhada como premissa, e se configurando como a principal entrega pública para as juventudes já realizada no Espírito Santo.

Os Centros de Referência das JuventudES são fruto de uma parceria do Governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334 / (27) 99926-4669
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras