18/10/2019 17h34

SEDH dá continuidade à formação para as Comunidades Terapêuticas

Com o objetivo de qualificar o serviço e o atendimento oferecidos pelas Comunidades Terapêuticas (CTs) do Espírito Santo, foi realizado nesta sexta-feira (18), no Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória, o 2º Ciclo de Formação para as instituições conveniadas ao Governo do Estado. 

A capacitação foi promovida pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, e reuniu cerca de 50 pessoas, entre gestores, equipe técnica e conselheiros terapêuticos.

Os participantes puderam debater a garantia de direitos humanos e da dignidade humana aos pacientes da CTs. Pela manhã, secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho de Vitória, Bruno Toledo, ministrou a palestra “Direitos Humanos e Políticas Públicas”, fazendo um resgate histórico do assunto.

“Se não compreendermos de uma forma correta o que são os direitos humanos, continuaremos a efetivar políticas de direitos humanos para humanos direitos, como se alguns tivessem mais direitos do que os outros. Portanto, eu sempre digo que precisamos fundamentar, entender a raiz, a origem. Podemos dizer que os direitos humanos são direitos inerentes à condição humana, vinculados à natureza humana. É uma perspectiva interessante e que contribuiu muito para o contexto histórico, mas atualmente não sei se é a melhor forma de olharmos para os direitos humanos. Afinal, o que de fato é natural de uma espécie humana?”, ponderou.

À tarde, os participantes se dividiram em três grupos de trabalho – gestores, assistentes sociais e psicólogos, e conselheiros terapêuticos – para aprofundarem as temáticas e especificidades do processo de trabalho de cada uma das áreas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Letícia Passos
(27) 3636-1334 / 99289-9566
leticia.freire@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras