16/07/2019 17h52 - Atualizado em 23/07/2019 11h41

Sedh apresenta programação especial para o Julho das Pretas

Considerado o mês de celebração da luta e da resistência da mulher negra, devido ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha (comemorado no dia 25), julho conta com atividades e ações voltadas para esta temática. A Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh) realizará e apoiará eventos que acontecerão durante a segunda quinzena.

Nos dias 17 e 18, será promovido o Curso de Capacitação de Políticas de Promoção da Igualdade Racial para conselheiros e gestores de Igualdade Racial dos órgãos estaduais e municipais na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), das 09h às 17h. A capacitação, que é uma iniciativa do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), contará com o apoio da Sedh.

O curso será ministrado pela coordenadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares das Relações Étnico-Raciais da Universidade de Minas Gerais, Simone Maria dos Santos, que também é pós-doutora no Programa de Demografia da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem experiência em pesquisas e projetos de Prevenção à Criminalidade. “Será uma oportunidade no auxílio para elaboração do Plano de igualdade Racial e para o desenvolvimento de propostas de políticas públicas”, pontuou a subsecretária de Estado de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, Raiana Rangel.

Para fechar a programação do Julho das Pretas, a Secretaria, em parceria com a Prefeitura Municipal de Vila Velha, irá promover um bate-papo com o tema “Por que a mulher negra incomoda tanta gente? ”, no dia 25, no Titanic, em Vila Velha, a partir das 09 horas.

As convidadas especiais para esse momento serão as vereadoras Patrícia Crizanto e Dona Arlete, a conselheira do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir), Yara Marina, a conselheira do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Vila Velha, Meryciane Silva, e a vice-governadora Jaqueline Moraes. Na oportunidade, a Prefeitura Municipal de Vila Velha irá lançar o Programa Vila Velha Afroempreendedora. O evento será aberto ao público e não é necessário fazer inscrição.

Assessoria de Comunicação da Sedh
Letícia Passos