10/05/2019 20h00

Sedh apoia evento que celebra o Dia Estadual das Religiões de Matriz Africana

O teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), nos dias 16, 24 e 25 deste mês, será o palco das apresentações em homenagem ao mês da Resistência da Cultura de Origem Africana. O evento intitulado “Sagrada Paz: todos pela liberdade religiosa”, tem o apoio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), e é realizado com recursos do FUNCULTURA do Governo do Estado através da Secretaria de Cultura (Secult).

Interpretando canções ligadas à história das religiões afro-brasileiras através do samba, ritmo originário das tradições do povo africano, o cantor e compositor carioca, Tunico da Vila, realizará três apresentações com representantes dos povos de terreiros do Estado. No repertório já foram confirmadas músicas de sucesso do ritmo, como “Na cadência do partido-alto”, “Balaio grande”, “Meu tambor”, “Juremê Juremá”, “Nunca mais eu vou chorar”, “Sino da Igrejinha” e “O Velho de Oiá”.

Os shows fazem parte dos 65 anos da Ufes e acontecerão durante a Semana Estadual das Religiões de Matriz Africana.

A liberdade de religião e crença é um direito assegurado pelo artigo 5° da Constituição Federal. Apesar disso, o relatório de denúncias do Disque 100, canal de denúncias do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, registrou no ano de 2018, 59% de denúncias de pessoas vítimas de intolerância religiosa.

A gerente de Políticas Públicas de Promoção de Igualdade Racial, Neiriele Marques, fala da importância de tratar cada vez mais deste tema. "O evento é importante por ser realizado no mês de celebração do Dia Estadual das Religiões de Matriz Africana, comemorado no dia 14 de maio e trata de um tema que é muito precioso e que ainda sofre perseguição, que são as religiões de matriz africana", destacou.

Evento: “Sagrada Paz: Todos pela liberdade religiosa”
Datas: Dias 16/05, 24/05 e 25/05;
Horário: todos os dias às 20 horas
Entrada: Livre
Local: Teatro Universitário - Ufes, Goiabeiras- Vitória.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedh