03/08/2021 17h21 - Atualizado em 03/08/2021 17h23

SEDH apoia e participa do II Festival Lacração – Arte e Cultura LGBTQIA+

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) apoiou e participou do II Festival Lacração – Arte e Cultura LGBTQIA+, que ocorreu no último final de semana. O gerente de Políticas para a Diversidade Sexual e Gênero, Renan Cadais, foi o convidado para a mesa de debate “Políticas Públicas para a População LGBTQIA+”.

Na atividade, o gerente Renan Cadais explicou como é desenvolvido o trabalho da SEDH no que se refere às políticas públicas voltadas para as diversidades sexual e de gênero. “O Festival Lacração tem se tornado o maior festival de arte e cultura LGBT+ no Espírito Santo, potencializando e visibilizando fazedores de cultura do nosso Estado”, declarou.

O festival tem como objetivos incentivar a produção, desenvolvimento e a apresentação de trabalhos artísticos (linguagens variadas) por pessoas LGBTQIA+ e estabelecer redes e espaços de compartilhamento de experiências voltadas para as poéticas da criação. Busca também contribuir para a reflexão acerca da utilização da arte como ferramenta política para o estabelecimento de questões/discussões pertinentes à comunidade LGBTQIA+, por meio da realização de performances artísticas, mostra de videoperformances/videoarte, oficinas de formação, mesas/bate-papos, entre outras atividades.

A programação deste ano ocorreu de forma híbrida, por causa da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), nos dias 30 e 31 de julho, e 1º de agosto. Parte das atividades foi transmitida pelo perfil do festival no Instagram e outras ocorreram presencialmente no Centro POP da Serra e no Mercado São Sebastião, em Vitória, respeitando todos os protocolos de combate à Covid-19.

O coordenador-geral do evento, o artista visual Geovanni Lima, explicou que o festival contou com a participação de artistas capixabas e também de todo o Brasil, além de agradecer o apoio do Governo do Estado. "O Festival Lacração é um espaço de cultura e de Direitos Humanos. É pelo viés artístico que levantamos nossas questões e nos colocamos como gente. Ter a SEDH nesse processo nos fortalece", pontuou.

O Festival Lacração contou ainda com incentivos da Secretaria da Cultura (Secult), da Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal, por meio da Lei Aldir Blanc.