16/09/2019 16h27

Secretaria de Estado de Direitos Humanos participa da 2ª edição do Reconecta

A partir desta quinta-feira (19), a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) apresenta os projetos e ações desenvolvidas e voltadas para as Pessoas Com Deficiência (PCD) no evento Reconecta 2019, no Shopping Boulevard Vila Velha. A iniciativa, que segue até o dia 22, tem como objetivo principal reunir diversas instituições e parceiros para debater o futuro das políticas públicas no que diz respeito às PCD.

O Reconecta é uma conferência e exposição sobre inclusão e acessibilidade realizada pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES). De acordo com a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, a participação no evento é fundamental para a construção das políticas públicas para esta parcela da população. “É preciso um olhar específico para a construção de políticas públicas que contemplem todas e todos, independentemente de sua condição. Por isto é tão importante que os órgãos governamentais e não governamentais estejam presentes nesses espaços que colocam em debate a inclusão e a acessibilidade”, ressaltou.

Além de estar no estande do Governo do Estado junto com outras secretarias, Nara Borgo ministrará uma palestra no primeiro dia do evento. A secretária falará sobre "Educação em Direitos Humanos: políticas públicas para pessoas com deficiência" em 20 de setembro, das 10h30 às 11h.

O Reconecta 2019 contará com diversas atividades, exposições, palestras e debates sobre inclusão e acessibilidade. A entrada é gratuita.

Projetos e ações da SEDH para PCD

Recentemente, a SEDH, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Sedu), instituiu o Comitê de Direitos Humanos e Educação para Pessoas com Deficiência, que visa discutir propostas e ações que garantam melhores condições em relação aos serviços oferecidos a este grupo, especialmente no que diz respeito à educação e inclusão social.

Segundo o assessor especial para assuntos voltados para a educação da pasta, professor Junior Bola, a ideia é começar 2020 com novas propostas e tornar o Espírito Santo uma referência em educação inclusiva. “Com este Comitê demos um importante passo na quebra de paradigma na história da educação especial do nosso Estado, através da ótica dos Direitos Humanos e da Educação. A transição das PCD das escolas municipais para as escolas estaduais tem que se dar com uma responsabilidade muito grande e com um olhar diferenciado”, destacou.

Além disso, a SEDH apoia e dialoga constantemente com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Condef) para que o envolvimento de entidades da sociedade civil seja garantido no processo de articulação e elaboração das políticas públicas para PCD.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedh

Letícia Passos

(27) 3636-1334 / 99289-9566

leticia.freire@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras