29/05/2019 17h26

Secretária de Estado de Direitos Humanos apresenta os desafios para mestrandos

Com o objetivo de enriquecer o debate e as pesquisas relacionadas aos temas ligados aos Direitos Humanos, a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, atendeu ao convite da Universidade Vila Velha (UVV) e participou, nesta terça (28), de uma aula para o Mestrado em Segurança Pública.

Na oportunidade, a secretária explicou sobre o trabalho realizado pela pasta e falou sobre políticas públicas de Direitos Humanos no Espírito Santo. “Foi uma oportunidade de apresentar o que é desenvolvido pela secretaria, a nossa recente reestruturação administrativa, e também debater com os alunos sobre diversos temas ligados aos Direitos Humanos, como homofobia, reintegração de posse, igualdade racial, direitos da população negra, dos povos indígenas, entre outros. Foi um debate muito rico”, contou Nara.

De acordo com o coordenador do curso, Humberto Ribeiro Junior, o convite da UVV foi fruto de uma relação de parceria que tem sido estabelecida com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh). “Há algum tempo temos buscado fortalecer relações com o Governo do Estado, com a intenção de tornar possível um debate integrado, numa parceria de mão dupla, de forma que as principais questões e desafios da pasta possam ser estudados e trabalhados numa dimensão mais prática em nossas pesquisas de extensão, e para que os alunos possam ultrapassar os muros da universidade, buscando entender e conhecer as demandas que chegam para o Estado através da sociedade civil e movimentos sociais”, ressaltou.

Segundo Riziane Prates, professora da disciplina de Direitos Humanos e Direitos Fundamentais do Mestrado em Segurança Pública da UVV, a roda de conversa foi uma oportunidade de manter a tríade ensino x pesquisa x extensão. “O encontro foi maravilhoso e esclareceu muitas questões dos alunos, já que temos estudado muitas pautas ligadas ao tema. A presença do Governo é fundamental para apresentar para a gente os desafios da gestão e as questões mais recorrentes na Sedh. Já a nossa função enquanto universidade é entrar com a pesquisa. Os alunos precisam estar antenados nas situações do cotidiano para poderem dar respostas às demandas inerentes aos direitos humanos e direitos fundamentais das pessoas”.

Assessoria de Comunicação da Sedh

Letícia Passos