02/04/2019 14h28 - Atualizado em 03/04/2019 15h48

Secretaria de Direitos Humanos participa de X Manifesto LGBT+ em Vitória

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) marcou presença no X Manifesto LGBT+ de Vitória, realizado pelo Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (GOLD), no domingo (31), no Sambão do Povo. O tema deste ano foi "Uma vitória contra o racismo, o machismo e a LGBTfobia". O evento é um dos espaços políticos criados na história do movimento para reafirmar a defesa pelos direitos e cidadania da população LGBT+.

O Manifesto fez parte da IV Semana de Cidadania e Manifesto LGBT de Vitória e foi realizado pela GOLD, com recursos de um edital lançado pela Prefeitura Municipal de Vitória. A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, por meio da Gerência de Políticas de Diversidade Sexual e Gênero, apoiou o evento.

A ação contou com diversas apresentações culturais e artísticas, como das drag queens Angela Jackson e Jéssica Telles, show da cantora Aru Dias e Banda, grupos de dança Motumbaxé, Devassos Vix, entre outras atrações como os grupos Afro Kizomba e Santa Sapataria.

Para o gerente de Políticas de Diversidade Sexual e Gênero da SEDH, Renan Lira, o X Manifesto LGBTI de Vitória foi muito importante, uma vez que depois de quatro anos a capital capixaba voltou a realizar o evento. Além disso, segundo Lira, a SEDH tem pensado diversas ações em conjunto com o Conselho Estadual LGBT+, entendendo a importância do diálogo permanente com os movimentos sociais.

“Precisamos avançar nas pautas relacionadas à diversidade sexual e gênero. Este ano o Governo do Estado já equiparou as políticas dentro da Secretaria de Direitos Humanos, transformando a Coordenação LGBT em Gerência e a participação da SEDH no Manifesto teve como papel colocar a Gerência à disposição da população LGBT capixaba”, afirmou Renan Lira.

Para a subsecretária de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, Raiana Ribeiro, a SEDH não poderia ficar de fora de um dia tão relevante para o movimento LGBT. “Seguiremos contribuindo com iniciativas como essa, sobretudo pela importância da pauta”, destacou.

Parcerias

O evento teve apoio da Guarda Municipal, Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Ceturb, Samu, além das Secretarias de Estado de Direitos Humanos e de Segurança Pública (Sesp).

Com informações da Prefeitura de Vitória

Informações à imprensa: