01/06/2019 16h15

Secretária de Direitos Humanos ministra palestra em encontro estadual das Apaes

A convite da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, ministrou uma palestra no IV Encontro de Coordenadores das Apaes do Espírito Santo, realizado nessa sexta-feira (31), em Vitória. Cerca de 200 representantes das Apaes estiveram presentes no evento, que teve como objetivo a troca de ideias e o alinhamento dos planejamentos nas áreas da assistência social, educação e saúde.

Durante a palestra com o tema “Direitos Humanos e Políticas Públicas: Construindo Direitos”, a secretária destacou a importância de falar sobre o assunto. “Falar e educar em Direitos Humanos faz com que preconceitos se quebrem, além de que, conhecendo nossos direitos, nos resguardamos contra qualquer tipo de opressão. Por meio da educação será possível transformar a realidade e fazer com que um número cada vez maior de pessoas compreenda que a defesa intransigente de direitos humanos se dirige a todos os seres humanos”, ressaltou. 

Na oportunidade, Nara Borgo também destacou a construção dos direitos humanos das pessoas com deficiência. “A convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência data de 2006 e entrou em vigor em 2008. Ela surge como uma proposta da comunidade internacional à longa história de discriminação, exclusão e desumanização das pessoas com deficiência”, contou.

Ela ressaltou que a legislação assegura nossos direitos, mas só as leis não bastam. “Precisamos de políticas públicas eficientes, construídas de maneira transversal. Desta forma, dialogando junto com todos os setores, iremos avançar na garantia dos direitos. E podem ter certeza que vocês são fundamentais na construção e na operacionalização desses instrumentos legais para transformar a vida de tantas pessoas”, arrematou a secretária.

O presidente da Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes), Vanderson Pedruzzi, aproveitou a oportunidade para reforçar que as políticas públicas podem ajudar a melhorar a vida das pessoas com deficiência. “Não é porque são pessoas com deficiência que serve qualquer coisa no mercado de trabalho, por exemplo. A gente precisa das melhores práticas porque acreditamos nessas pessoas e fazemos o possível para que elas consigam alcançar seus objetivos”, pontuou.

O encontro, promovido pela Feapaes, contou ainda com a presença do ministro da Cidadania em exercício, Lelo Coimbra, e do coordenador nacional da Família e representante das Apaes do Estado, Rodolpho Luiz Dalla Bernardina.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedh
Suellen Barone / Letícia Passos
(27) 3636-1334
suellen.barone@sedh.es.gov.br / leticia.freire@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras