Secretaria de Direitos Humanos mantém agenda com movimentos sociais
A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, se reuniu na tarde desta quinta-feira (31), com o Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) e com a Associação dos Baleiros do Espírito Santo. As reuniões com os representantes aconteceram na sede da Secretaria, no Centro de Vitória e fazem parte do compromisso de manutenção do diálogo com os movimentos sociais, estabelecidos pela pasta.
Segundo a secretária, o objetivo é garantir o espaço de diálogo e captação de demandas dos movimentos e conselhos que tratam das pautas dos Direitos Humanos. “Este início de gestão tem sido de muito trabalho, a fim de resgatar a conversa com os conselhos, comitês e movimentos dos Direitos Humanos, e ouvir os anseios e expectativas de cada um deles para que possamos atuar em sintonia na construção de uma política pública eficiente para todos os grupos”, ressaltou Nara Borgo.
Durante a reunião com representantes do MNDH, a articuladora do movimento, Galdene Santos, enfatizou a importância de trabalhar em parceria com o Estado. “Sabemos da importância dessa reunião e preparamos uma pauta para isso. O movimento sempre almejou uma Secretaria e uma secretária que nos representasse. Então, é o momento de caminharmos juntos, resgatar as expectativas e trabalhar em sintonia. Afinal, debater as questões que envolvem os Direitos Humanos mais que nunca se faz necessário”, disse.
Também participaram do encontro os representantes do movimento no Estado, Gilmar Ferreira, Lula Rocha, André Luiz Ferreira e Marta Falqueto.
Baleiros
Na reunião com representantes da Associação dos Baleiros do Espírito Santo eles trouxeram para o debate a temática do acesso dos vendedores aos coletivos. “É algo que já estamos articulando com as prefeituras e agora trazemos para o âmbito estadual. A regulamentação possibilita, acima de tudo, oportunidades de emprego”, destacou a defensora pública Keyla Marconi da Rocha, do Núcleo de Direitos Humanos.
Os representantes da Associação buscam retomar o debate. “Viemos retomar esta caminhada junto ao Estado sobre a questão dos baleiros, pois independentemente da mudança de representantes, a instituição permanece”, acrescentou o presidente da Associação, Gerson Luiz Fugulin Rodrigues.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDH
Suellen Barone e Letícia Passos
suellen.barone@sedh.es.gov.br / leticia.freire@sedh.es.gov.br
Tel.: (27) 3636-1334