03/05/2017 11h12 - Atualizado em 03/05/2017 11h14

Secretaria de Direitos Humanos debate violência contra mulher em São Mateus

Nesta quarta-feira (03), será realizada a Reunião Regional do Fórum Permanente de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo, no município de São Mateus. O objetivo é apresentar as unidades móveis da Secretaria de Estado de Direitos Humanos que serão utilizadas para contribuir no atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar que vivem no campo. Também serão ouvidas sugestões de ações, cronograma e locais que devem receber visitas desses ônibus.

De acordo com a subsecretária de Políticas para Mulheres, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), Helena Pacheco, o objetivo deste projeto é garantir e proteger os direitos das mulheres em situação de violência, que têm maior dificuldade de acesso à rede de serviços públicos, com ações que promovam o seu empoderamento e acesso à justiça.

“Convidamos a todos para participarem deste encontro, pois iremos apresentar as unidades móveis que serão utilizadas para o atendimento com foco no combate à violência contra as mulheres do campo. Queremos ouvir de representantes das prefeituras do Norte do Estado, do Legislativo e do Judiciário, além de representantes da sociedade civil dessas regiões, sugestões para projeto e que eles nos apontem os locais que precisam receber este atendimento. Nosso objetivo é estarmos mais próximos da população rural, fortalecendo a rede de serviços e mostrando que essas mulheres têm o nosso apoio para enfrentar o problema da violência”, explicou a subsecretária Helen Pacheco.

A reunião será realizada às 14h, na Arena Cultural da Casa da Cultura – Sítio Histórico de São Mateus. Podem participar todos que tiverem interesse. Este é um projeto da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), junto com o Fórum Estadual Permanente de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo.

Unidades Móveis

A ideia de ter unidades móveis de enfrentamento à Violência contra as Mulheres do campo nasceu com intuito de oferecer um espaço de interação entre sociedade civil e Governo, ampliando o alcance das políticas públicas e adequando-as a diferentes realidades. Em atendimento à demanda do movimento de mulheres e da sociedade civil organizada, o Estado do Espírito Santo foi contemplado com duas unidades móveis por meio de Convênio Federal entre Governo do Estado e Secretaria Nacional de Política para as Mulheres.

Tendo em vista a concentração dos serviços especializados de atendimento à mulher em situação de violência nos municípios de maior porte, e a dificuldade das mulheres do campo ao acesso à infraestrutura social de enfrentamento à violência, as unidades móveis pretendem contribuir para o atendimento às mulheres vítimas de violências domésticas e familiar, bem como na prevenção e enfrentamento a essas violências, fortalecendo a rede de serviços, na expectativa de suprir uma necessidade do Estado enquanto ente articulador, implementador e coordenador de políticas públicas para as mulheres.

O objetivo desta ação é implantar um modelo de atendimento multidisciplinar, composto por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, atendimento jurídico e segurança pública, permitindo a interação de diversos serviços, a orientação adequada e humanizada, e principalmente o acesso das mulheres que vivem no campo aos serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência.

As unidades móveis circularão nos municípios a serem definidos, realizando um trabalho preventivo, sempre pautado no respeito aos direitos humanos e garantindo o acesso igualitário as políticas de enfrentamento à violência.

Informação à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDH