18/12/2020 18h07 - Atualizado em 21/12/2020 09h57

Roda de Conversa Virtual tem como tema ‘Patriarcado e Racismo: Desafios de ser uma mãe preta’

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres (SUBPM), promoveu, nessa quarta-feira (16), a Roda de Conversa Virtual “Patriarcado e Racismo: Desafios de ser uma mãe preta”. O evento integrou a programação da XII Semana Estadual de Direitos Humanos.

Participaram como convidadas a doutora em Psicologia, militante do Movimento Negro Unificado e do Núcleo Estadual de Mulheres Negras do Espírito Santo, Luizane Guedes; e a pesquisadora sobre cultura negra de Cariacica e militante do Fórum de Mulheres do Espírito Santo, Ana Lúcia Conceição.

Além das convidadas, o evento virtual contou com a participação da subsecretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Juliane Barroso, que fez a abertura; e da gerente de Políticas para as Mulheres da SEDH, Bernadete Baltazar, que foi a mediadora.

“A roda de conversa foi emocionante, foi instigadora, provocativa. Ser mãe é um desafio em uma sociedade patriarcal, mas ser uma mãe preta em uma sociedade patriarcal e racista é um desafio ainda maior. Ana Lúcia Rocha Conceição e Luizane Guedes, com suas falas potentes, nos instigaram para uma reflexão importantíssima, sobre os atravessamentos que perpassam a mãe preta, que sofre violência de diferentes ordens, por ser mulher, por ser preta, com uma preocupação constante com os seus filhos pretos, que são vítimas de violência, que sofrem com o racismo. Isso só nos confirma o quanto precisamos avançar nos enfrentamentos às diferentes violências as quais as mulheres, em sua diversidade, estão submetidas”, destacou Bernadete Baltazar.

A SEDH preparou uma agenda especial para a XII Semana Estadual de Direitos Humanos, que teve início no último dia 04 de dezembro e terminou nesta sexta-feira (18). Neste ano, o tema escolhido foi “Direitos Humanos na luta por uma sociedade antirracista”.