11/12/2019 17h47

Roda de conversa sobre violência contra a mulher no Mucane encerra a programação dos ‘16 Dias ES’

Uma roda de conversa sobre violência contra a mulher encerrou a programação dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, uma campanha internacional promovida no Espírito Santo pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH). O encontro aconteceu no Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro de Vitória, nessa segunda-feira (09).

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, prestigiou o evento. “É muito bom estar aqui com vocês para discutir esse tema, aprender e melhorar os nossos serviços. Estamos à disposição para ouvir, dialogar e construir em conjunto essa política que vai contribuir para que tenhamos menos violência contra as mulheres em situação de rua”, disse.

Na oportunidade, Nara Borgo ressaltou que o Governo do Estado está no caminho certo para a construção das políticas públicas. “Hoje temos uma Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, uma Gerência de Igualdade Sexual e Gênero, uma Gerência de Juventude e uma Coordenação de Políticas para Pessoas em Situação de Rua, o que nos mostra que estamos no caminho de garantia de direitos”, pontuou a secretária.

A subsecretária de Políticas para as Mulheres da SEDH, Juliane Barroso, também participou da roda de conversa e falou sobre expectativas do bate-papo. “Estamos muito satisfeitos em ver esses jovens reunidos porque acreditamos muito na potência transformadora que o jovem tem de fazer diferente, multiplicar e impulsionar as informações que recebe. Esperamos que seja um encontro produtivo, pois o nosso ponto de interseção é a promoção da vida”, destacou.

Durante o evento, alguns pontos do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres foram apresentados aos jovens pela Coordenadora de Políticas para Pessoas em Situação de Rua da SEDH, Neiriele Marques. “O Plano prevê atividades tanto para as mulheres de comunidade tradicionais, como as de matriz africana, quilombolas e indígenas, quanto para as em situação de rua, que visam a geração de renda e de trabalho, além de ações de atenção à saúde voltadas para as perspectivas de gênero, raça e etnia. É um desafio, mas nós estamos nos propondo a fazer e pensando em melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e públicos específicos”, explicou.

Um dos participantes da roda de conversa foi Vinicius Rodrigues de Souza, que trabalha com abordagem social em Viana. Ele comentou sobre a importância de iniciativas como esta. “É bastante importante tratar desse assunto porque promove o conhecimento sobre essa violência diária, ainda mais em relação às mulheres em situação de rua, que acabam sendo banalizadas. Além disso, nos ajuda como profissionais, em nosso crescimento, nos faz observar melhor as políticas públicas assistenciais que ajudam no desenvolvimento da nossa atuação”, disse.

Para fomentar o debate, foi exibido durante o encontro o documentário “Mulher, na rua”.

Texto: Carolina Costa

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedh

Letícia Passos

(27) 3636-1334 / 99289-9566

leticia.freire@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras