25/05/2021 10h50

Roda de Conversa ‘Quebrando Paradigmas: A arte como estratégia de combate à violência e preconceito à LGBTFobia’ acontece em Piúma

Como parte da programação da IV Quinzena Estadual de Combate à LGBTfobia, na última sexta-feira (21), ocorreu a roda de conversa “Quebrando Paradigmas: A arte como estratégia de combate à violência e preconceito à LGBTFobia”, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social de Piúma. A atividade ocorreu de forma presencial, respeitando todas as medidas contra o contágio do novo Coronavírus (Covid-19).

O encontro foi organizado pelo Coletivo de Fortalecimento e Empoderamento da População Negra do Sul do Estado (Fepnes), com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Políticas de Diversidade Sexual e Gênero e da Secretaria Municipal de Assistência Social de Piúma.

A roda de conversa reuniu pessoas LGBT+ de várias localidades do sul do Estado, como Itapemirim e Piúma. Na atividade foram discutidas vivências deste público, bem como arte, política e estratégias para a garantia de direitos.

Para o gerente de Políticas de Diversidade Sexual e Gênero da Secretaria de Direitos Humanos, Renan Cadais, a atividade foi um grande momento de troca de experiências e vivências LGBT+ no interior do Espírito Santo.

“As atividades da Quinzena têm alcançado um público que não tínhamos alcançado anteriormente, principalmente no interior do Estado. Dialogar sobre direitos humanos para a população LGBT que não está na Região Metropolitana é superimportante e necessário”, explicou o gerente Renan Cadais.

A diretora do Coletivo Fepnes – Núcleo Piúma, Karla Regina Alves, completou frisando que “a atividade foi um divisor de águas no município de Piúma. No momento que consideramos de maior retrocesso e crise no País, encontramos forças para reagir, resistir e seguir adiante na construção de estratégias, para a garantia dos direitos humanos, civis, igualdade e da justiça social.”

A atividade também contou com a participação da coordenadora do Coletivo Fepnes, Luciana Souza (Baiana); da subsecretária de Assistência Social de Piúma, Caroline Maroquio; da psicóloga Marília Reis, e do presidente da Câmara de Vereadores do Município, José Carlos de Araújo.