24/09/2019 10h43

Reunião da Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres recebe a Prefeitura de Guaçuí

A última reunião da Câmara Técnica do Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, realizada na última quinta-feira (20), recebeu a prefeita de Guaçuí e representante da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Vera Costa. A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, também participou do encontro, que aconteceu na sede da (SEDH), no Palácio da Fonte Grande, Centro de Vitória.

O convite foi feito pela Câmara e pela Subsecretaria de Estado de Política para as Mulheres para que, além de conhecer o trabalho realizado pelo órgão, fosse elaborada uma proposta de trabalho para a repactuação do Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres com os municípios do Estado.

Segundo a secretária Nara Borgo, a participação e adesão dos municípios são fundamentais para a construção das políticas públicas no que diz respeito ao enfrentamento da violência contra a mulher. “É muito importante que o trabalho desenvolvido pelo Estado e pela Câmara chegue aos municípios. Desta forma, construiremos juntas esse caminho para transformar a realidade e fazer diferente no Espírito Santo”, destacou.

Na ocasião, a subsecretária de Políticas para as Mulheres da SEDH, Juliane Barroso, fez alguns agradecimentos. “Em nome da Secretaria de Direitos Humanos também agradeço a disponibilidade e a abertura da Amunes, e destaco a importância de ter uma diretoria de políticas para as mulheres representada pela prefeita”, disse.

Já a prefeita Vera Costa aproveitou a oportunidade para ressaltar que os casos de violência contra a mulher também acontecem na zona rural. “Sabemos que os problemas acontecem nos municípios, especialmente os rurais. Quando as pessoas pensam em violência, logo pensam na região da Grande Vitória, mas temos muitos casos na zona rural. Estamos acompanhando o aumento das estatísticas de violência contra a mulher e isso nos preocupa”, ponderou.

Também participou da reunião a secretária executiva da Amunes, Emanuela Alves Pedroso.

Letícia Passos
leticia.freire@sedh.es.gov.br