Reunião ampliada com jovens acontece neste sábado (28) para finalização do Plano Estadual das Juventudes
O Plano Estadual de Políticas das Juventudes, resultado do esforço coletivo das juventudes do Espírito Santo, do Conselho Estadual da Juventude do Espírito Santo (Cejuve) e do Governo do Estado, está na fase de final, em momento de revisão. A reunião on-line ampliada com jovens representantes das cidades para finalização do documento acontecerá na manhã deste sábado (28), no auditório do Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória.
Esta é a última etapa antes do envio do documento ao governador do Estado, Renato Casagrande, para a publicação do plano como decreto, passando a valer para os 78 municípios, por dez anos.
O plano reúne sugestões recebidas nas edições anteriores das conferências estaduais, na Consulta Pública aberta realizada em 2020, além das contribuições do Cejuve e outras organizações da sociedade civil, somando 240 contribuições.
Entre elas, o destaque vai para a criação de linhas de crédito e cooperativas para jovens empreendedores na cidade e no campo; atendimento de saúde personalizado e mais vagas no noturno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de assistência estudantil a universitários de baixa renda.
A 4ª Conferência Estadual das Juventudes seria o evento para aprovação desse documento. No entanto, em função da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a Conferência foi cancelada. Foi criada uma Comissão Temporária do Plano, que organizou o último debate virtual sobre o assunto em quatro macrorregiões do Estado, na segunda quinzena de julho deste ano.
Os jovens representantes dos municípios escolhidos nesses encontros agora se reúnem para revisar e aprovar o documento, organizado pela Comissão Temporária do Plano.
“O Plano foi construído democraticamente pela juventude e para a juventude. Ele é um sonho da juventude, que está se concretizando e, em breve, será implementado, garantindo mais qualidade de vida para os jovens, dentro das nossas necessidades”, afirmou a gerente de Juventudes, Fabrícia Barbosa.
A previsão é de que o Plano Estadual de Políticas das Juventudes comece a valer ainda neste ano.
“O primeiro Plano Estadual de Políticas Públicas das Juventudes é uma importante entrega para garantir os direitos e a atenção das juventudes. Será um marco em todo o Brasil, que carece de legislação de proteção das juventudes e sua diversidade. Isso é resultado de um olhar diferenciado para a população jovem e para as suas necessidades”, pontuou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.
Para o presidente da Comissão, Ramom Matheus dos Santos, que também é vice-presidente do Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes), essa é uma demanda histórica da juventude capixaba.
“Pretendemos que esse plano possa suprir as lacunas que atravessam a vida dos jovens capixabas, marcada principalmente pelas ausências de políticas de promoção do pleno desenvolvimento social. Quando olhamos para os dados que mostram que mais da metade dos homicídios cometidos no Brasil são contra jovens, sobretudo negros, compreendemos que é urgente uma política que possa direcionar ações governamentais para o enfrentamento dessa realidade”, frisou Santos.
Texto: Danielly Campos
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334 / 99926-4669
juliana.paiva@sedh.es.gov.br