01/02/2022 15h40

Reforma do espaço que vai abrigar o CRJ de Cachoeiro de Itapemirim está a todo vapor

As obras de reforma do espaço que vai abrigar o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Cachoeiro de Itapemirim, no bairro Rubem Braga, estão a todo vapor. A reforma do imóvel, iniciada neste mês, deve ser concluída no final de fevereiro. A previsão é de que o CRJ seja inaugurado ainda neste semestre para atender às juventudes de toda Região de Villagio da Luz.

Com recursos do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, já foram realizados o nivelamento e o contrapiso para área multifuncional de oficinas abertas, remoção do telhado e de esquadrias, a nova divisão do espaço interno, o reboco e o acabamento interno para emassamento e pintura das paredes, entre outras ações.

Nos próximos dias, serão iniciadas as intervenções no banheiro do térreo, na quadra de areia, no alambrado e nos muros. “Estamos transformando esse espaço, cedido pela prefeitura do município, em um lugar de cheio de oportunidades. A reforma visa à garantia da segurança e do conforto dos jovens. A equipe do CRJ e a envolvida na obra diretamente estão com muita vontade de fazer acontecer esse projeto”, ressaltou a coordenadora do CRJ, Talita Miranda.

O CRJ achoeiro de Itapemirim vai ofertar uma gama de serviços voltados para as juventudes, buscando ampliar a garantia de direitos e diminuir os índices de crimes violentos sofridos e cometidos por jovens. Destaque para a oferta de cursos, oficinas para geração de renda, atividades de esporte, cultura e lazer, o acompanhamento integral de jovens para a construção de planos de vida e de trabalho, internet e o uso de computadores para estudo e trabalho.

“Em breve, vamos ter o nosso grande projeto realizado no município e em todo o Estado, que é a implementação de 14 CRJs em dez cidades, para que possamos trazer ainda mais oportunidades para as nossas juventudes. Eles são uma das grandes entregas do Estado Presente e representam o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo”, pontuou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

O CRJ Cachoeiro de Itapemirim é fruto de uma parceria da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) com Instituto Ellos de Inclusão Social, definido após ampla seleção pública para fazer a gestão do CRJ.

Estado Presente

O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse projeto, serão implantados 14 CRJs em todo Estado. A previsão é de que eles estejam em funcionamento neste ano, atendendo 65 mil jovens por ano.

Texto: Danielly Campos.

Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES