05/06/2023 09h47

Projetos do Edital Juventudes abrem programação de junho

Uma reunião de talentos e muita criatividade. Assim são as ações do Projeto JuventudES, que seguem acontecendo durante o mês de junho nas cidades atendidas pelo programa Estado Presente em Defesa da Vida. As atividades jogam luz sobre inúmeras linguagens com foco na economia criativa, no esporte, cultura, formação, sexualidade, empreendedorismo, religião e muito mais. 

As ações contempladas pelo Edital do Projeto JuventudES seguem sendo executadas nos 10 municípios atendidos pelo Estado Presente. São 120 propostas idealizadas e desenvolvidas por jovens  e/ ou coletivos que receberam recursos financeiros para colocar suas ideias em prática. 

“A cada nova ação realizada pelos proponentes do Edital JuventudES fica mais evidente o talento da juventude capixaba. São atividades que confirmam o olhar atento dos jovens do Espírito Santo, com trabalhos que estimulam a democratização dos saberes, além de mostrar a pluralidade de cada um desses novos profissionais”, disse Thaís Souto Amorim, coordenadora do JuventudES. 

“O investimento em todo o Projeto JuventudES é de R$ 2,2 milhões. Este é um projeto que valoriza o jovem como protagonista nas comunidades, mudando realidades e transformando vidas, nas cidades que mais precisam. São projetos que levam lazer, cultura e fomentam a economia criativa. O Governo do Estado faz o maior investimento nas juventudes da história e vem construindo políticas públicas para as juventudes”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

O Projeto JuventudES é realizado pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

 

 Agenda 

Até o mês de julho todas as ações do Projeto JuventudES serão executadas. São eventos culturais, formações, projetos voltados para a sustentabilidade, saúde e muito mais. Saiba mais e confira as datas dos  projetos que serão realizados durante a primeira quinzena do mês de junho

Cariacica 

Papo de Cria

 5 de junho, às 15h 

Unidade Socioeducativa CSE, Cariacica

O projeto vai realizar rodas de conversa para que os egressos e socioeducandos possam compartilhar experiências de vida e de superação. As juventudes terão a chance de conversar sobre sonhos e projetos a serem vividos após a medida, redes de apoio e risco, recursos comunitários para o fortalecimento dos sonhos e projetos. O primeiro encontro aconteceu no dia 30 de maio, nas Unidades Socioeducativas UNIMETRO, em Vila Velha. O próximo encontro será no dia 05 de junho, na CSE, em Cariacica. Essas atividades são exclusivas para jovens que estão em cumprimento de medida socioeducativa, nas respectivas Unidades. 

Serra 

Ressignificando o CIStema: Escrevivências de Identidades Transfemininas Negras 

2 de junho, às 18h - Roda de conversa e abertura 

9 de junho, às 18h - Roda de conversa 

16 de junho, às 18h - Oficina de Escrita Criativa 

30 de junho, às 18h  Oficina de Escrita Criativa

8 de julho - Lançamento do Livreto 

CRJ Novo Horizonte, Rua Gaivota, s/n, Novo Horizonte, na Serra.

Serão realizadas rodas de conversa e oficina de escrita criativa com o objetivo de dar visibilidade para a pauta da identidade de gênero, interseccionada à raça, e questionar a cisgeneridade e a heteronormatividade impostas, além de sua utilização como mecanismos de opressão, repressão e exclusão, principalmente às identidades transfemininas, na sociedade capitalista. A partir dos materiais realizados durante as oficinas, será produzido um livreto. 

As inscrições estão abertas para jovens de até 29 anos, preferencialmente identidades transfemininas negras. Inscreva-se em bit.ly/inscricoes_ressignificando 

Feu Rosa

2 de junho a 7 de julho, sempre às sextas-feiras, às 14h30

CRJ Feu Rosa, Rua dos Cravos, bairro Feu Rosa

O projeto tem a proposta de criar um espaço de RPG acolhedor, inclusivo e emocionante para todos os jogadores, independente de sua origem, identidade ou habilidade. Através do RPG, o coletivo busca desenvolver habilidades sociais, emocionais e intelectuais, além de promover bem-estar e inclusão. A partir de temas relevantes e agregadores, como justiça social e questões ambientais, o objetivo é estimular a reflexão e o engajamento social dos jogadores.

Espetáculo Brotos e Raízes

7 de junho, às 16h (para alunos) e 19h (aberta ao público)

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Vila Nova de Colares. R. Alfredo Galeno, s/nº, Vila Nova de Colares.

Selecionado dentro da categoria Ações de Produção de Conteúdo e Fruição Cultural em Direitos Humanos, O espetáculo Brotos e Raízes traz à tona questões ligadas à cultura afro-brasileira. 

Aracruz 

Batalha de Trio CDA 

03 de junho, a partir das 19h

Praça Da Paz, rua Indio Carneiro Magalhães, 817, Centro

Vencedor do edital JuventudES na categoria Ações de Proteção Social Organizadas por Coletivos Jovens, o projeto tem o intuito de chamar a atenção de um público de diferentes estilos e idades, mostrando que a cultura agrega várias pessoas e gostos. Na programação Início da Batalha de Trio, Momento Poesia, Batalha Final e Premiação. A Praça da Paz vai ser espaço de música, arte e muita representatividade na cultura.

Aula de Tupy - Aldeia Areal

10, 17 e 24 de junho

Aldeia Tupinikim Areal

O projeto deseja contribuir para a valorização da cultura Tupinikim, ajudando a preservar a identidade e a história do povo. Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de aprender os fundamentos básicos do Tupy, como a gramática, pronúncia e vocabulário. O Tupy é uma língua falada por diversos povos indígenas do Brasil, e tem grande importância histórica e cultural.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 01 e 10 de junho, via whatsapp: 27 99626-1391 (Shayori) ou 279983-54567 (Bruna). As aulas serão realizadas nos dias 10, 17 e 24 de junho, na aldeia Tupinikim Areal, na cidade de Aracruz. 

Guarapari 

Tranças Origem

5 a 30 de junho

Associação de Moradores do Bairro Coroado. Rua Padre Anchieta, Santa Margarida 

O projeto realizado pela juventude de Guarapari, irá ensinar técnicas de tranças e atendimento ao cliente para inserir os jovens nesse mercado de trabalho crescente. A ideia é auxiliar na profissionalização dos jovens do bairro e dar a eles condições favoráveis de vida, ao mesmo tempo que contribui para a valorização da cultura afro. As aulas serão realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, de 15 às 19 horas. As inscrições podem ser feitas via whatsapp:

Linhares 

Juventude em Ação - Bebedouro

7 de junho a 12 de julho 

Bebedouro 

O projeto é um conjunto de palestras para os membros do Bebedouro Sport Clube, no município de Linhares. Os temas são relacionados a políticas públicas, protagonismo jovem e direitos humanos e serão conduzidas por assistentes sociais e psicólogas. A primeira palestra será no dia 7 de junho, no Bebedouro Sport Clube, que fica localizado na Rua José Joaquim dos Santos 369, no bairro Bairro Bebedouro.

3ª Batalha de TikTok

08 de julho, a partir das 13h30

Praça 22 de agosto

O projeto é um momento de integração, lazer e entretenimento para os jovens da cidade. As últimas edições foram um sucesso e a próxima também está vindo com tudo! Além da batalha, a programação contará com apresentações dos DJ’s Igor do RJ e PH do CPX.

Vitória 

1ª Edição da Copa Conquista 

5 de junho - Inscrições 

25 de junho - Copa Conquista 

São Nicolau, s/n, no Mirante de Conquista 

A proposta do projeto é realizar um evento esportivo envolvendo toda a comunidade e, desta forma, estimular o protagonismo dos adolescentes do Projovem do território de Conquista. Os jogos acontecem no mesmo bairro, em parceria com entidades sociais e moradores, com o objetivo de promover o lazer e a interação entre a comunidade. As inscrições acontecem através do Whatsapp 27 98834-4560 (Iasmin). 

IV Futravinha

Inscrições: 12 de junho a 23 de junho

Como serão feitas?

Bate-papos: 08 e 29 de junho  

Futravinha: 08 de julho

O Futravinha é um projeto que trabalha a memória, coletividade, empatia, união e companheirismo entre moradores das comunidades periféricas através de um campeonato de esporte comunitário. O projeto foi idealizado pelo coletivo Se Conecta JuventudES, organização sem fins lucrativos que trabalha na perspectiva de ampliação e busca por direitos coletivos e comunitários para jovens por meio do lazer e do esporte. 

Batalha da Morta - Edição Especial

08 de junho, às 17h

Praça Morta, Ilha das Caieiras, em Vitória 

Para celebrar os mais de seis anos de existência da Batalha da Morta, será feita uma edição especial com batalha de rima oficial do projeto com uma premiação em dinheiro para o vencedor, 3 pocket shows de artistas locais a serem selecionados posteriormente através de curadoria e uma discotecagem de dance hall encerrando o evento. A Batalha da Morta surgiu para ocupar o espaço e criar um ambiente de troca e interação entre jovens da região através das batalhas de rima e de outras expressões associadas à cultura hip hop.

 

Várias cidades 

Rainhas da Umbanda 

15 de junho, às 16h

CRJ Terra Vermelha, Rua Barra de São Francisco, 160, Terra Vermelha, em Vila Velha.  

16 de junho, às 15h

CRJ São Pedro,  Rodovia Serafim Derenzi, 5.565, Redenção, Vitória 

17 de junho, às 20h

Slam Flora

24 de junho, às 19h

Praça de Terra Vermelha, em Vila Velha   

30 de junho, às 20h

Lançamento no YouTube 

É um curta-metragem inspirado nos terreiros e na cultura afro-brasileira. Seu objetivo principal é contribuir na luta contra o preconceito racial e a intolerância religiosa. O filme conta a história de três divindades da Umbanda brasileira, protetoras das mulheres e da sociedade LGBT: Maria Padilha, Dona Cigana e Rainha Mulambo. As mulheres são interpretadas com performances criadas pelo Professor Tribal Icsander. Antes do material ser disponibilizado em streaming no YouTube acontecem serão quatro sessões de lançamento, seguidas de roda de conversa, 

 

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse programa, o Projeto JuventudES soma e integra as políticas públicas implantadas pelo Governo. Saiba mais sobre esse importante projeto de proteção social no site www.juventudes.es.gov.br.

 

Texto: Léo Vais/Galpão/IBCA

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES

Danielly Campos

(27) 3636-1330 / 99231-5186

comunicacao.bid@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras