28/07/2021 17h13

Projeto ‘Caravana de Direitos Humanos' terá primeira edição em Viana

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) lança, nesta quinta-feira (29), o projeto "Caravana de Direitos Humanos", com sua primeira edição no município de Viana. Serão realizadas oito atividades, ministradas por gestores e gestoras, além de servidores e servidoras da Pasta, destinadas às equipes da prefeitura e também da sociedade civil.

Na programação estão uma reunião institucional, voltada para dirigentes e servidores da Prefeitura de Viana; rodas de conversa com temáticas sobre pessoas com deficiência, LGBTfobia e orgulho LGBT, juventudes, enfrentamento à violência contra as mulheres, racismo, além de formação com o Conselho Tutelar Municipal e um bate-papo sobre os Conselhos enquanto estratégias de garantia de participação popular.

Haverá ainda a entrega de cestas básicas, máscaras e álcool em gel 70%, por meio do programa ES Solidário, na comunidade quilombola de Araçatiba, que fica no território de Viana.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, vai participar da abertura e de algumas atividades da Caravana. Ela explicou que o projeto foi pensado a partir de observações feitas nas audiências públicas do Governo e, a partir disso, ele está sendo realizado a muitas mãos, envolvendo as subsecretariais da SEDH e também outras secretarias de Estado que são convidadas a participar.

“A Caravana é um projeto para promover a educação em direitos humanos em nosso Estado, abordada por meio de várias temáticas, além de um trabalho integrado com outras secretarias de Governo. Outro ponto importante é debatermos a importância de unidades gestoras das políticas públicas nos municípios”, explicou Nara Borgo.

A secretária disse ainda que a expectativa é de que haja uma "Caravana de Direitos Humanos” por mês, sempre em um município capixaba diferente.

Confira a programação:

- Reunião institucional

Local: Teatro Municipal – Centro, Viana

Horário: das 10h às 12h

Responsáveis: secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo; o subsecretário de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, Junior Bola; e o subsecretário de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes.

Público-alvo: Servidores responsáveis pela gestão municipal e políticas públicas.

- Roda de Conversa: Políticas para a Pessoa com Deficiência no ES

Local: EMEF Constantino em Marcílio de Noronha

Horário: das 14h às 15h30

Responsáveis: o subsecretário de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, Junior Bola; e a gerente de Políticas para as Pessoas com Deficiência, Carline Borges

Público-alvo: Conselho, servidores, famílias e pessoas com deficiência.

- Roda de Conversa: Juventude

Local: Escola de Beleza em Nova Bethânia

Horário: das 14h às 16h

Responsável: a gerente de Políticas para as Juventudes, Fabrícia Barbosa

Público-alvo: Coletivo e jovens interessados em debater o combate à violência.

- Roda de Conversa: Políticas públicas de enfretamento à violência contra as mulheres e ao racismo

Local: Comunidade Quilombola de Araçatiba

Horário: das 14h às 15h

Responsáveis: a gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edineia Conceição de Oliveira; e a assessora da gerência, Elizângela Souza dos Santos.

Público-alvo: Mulheres e população negra.

- Palestra e Roda de Conversa: Violência contra as mulheres e racismo

Local: Comunidade Quilombola de Araçatiba

Horário: das 15h às 16h30

Público-alvo: Mulheres e população negra.

- Roda de Conversa: Conselhos como estratégias de garantia da participação popular

Local: Sala Centro de Qualificação GERAR

Horário: das 14h às 15h

Responsáveis: Filipe Costa e Heloísa Lugão (Casa dos Direitos).

Público-alvo: Secretários Executivos dos Conselhos Municipais

- Roda de conversa: Do enfrentamento à LGBTfobia ao Orgulho LGBT

Local: Sala Multiuso CRAS - Viana Centro

Horário: das 15h às 16h

Responsável: o gerente de Diversidade Sexual e Gênero, Renan Cadais.

Público-alvo: Servidores Municipais

- Formação com o Conselho Tutelar