Projeto ABC realiza roda de conversa na comunidade quilombola de Araçatiba em Viana
A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Gepir), em conjunto com outras representações, realizou, no último sábado (25), uma atividade na comunidade quilombola de Araçatiba, no município de Viana.
A atividade faz parte do projeto “ABC das Políticas de Promoção da Igualdade Racial”, que busca um contato mais próximo com as comunidades tradicionais no Espírito Santo. Até o momento, sete visitas aos territórios quilombolas capixabas foram realizadas.
Em Araçatiba, foi realizada uma roda de conversa com moradores e moradoras, no sentido de ouvir as demandas, através de uma escuta ativa e qualificada, para então fazer os encaminhamentos necessários.
“Vimos que a comunidade de Araçatiba tem um potencial enorme e que pode ser trabalhado, no sentido de dar mais retorno para quem vive no território. Com o projeto ABC, buscamos fortalecer as comunidades por meio de suas próprias características e percebemos que já temos avançado, diante dos retornos que estamos recebendo”, destacou a gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edineia Conceição de Oliveira.
Também participaram da roda de conversa o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas da SEDH, Carlos Lopes, além de representantes da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos no Espírito Santo (Conaq) e Prefeitura de Viana.
Sobre o projeto ABC
O projeto “ABC das Políticas de Promoção da Igualdade Racial” tem por objetivo apresentar às comunidades e povos tradicionais de todo o Estado do Espírito Santo e aos jovens, especialmente negros, as políticas públicas existentes e vigentes no âmbito Estadual e nacional e como acessá-las, por meio da realização de rodas de conversa, incentivando a participação social e a promoção, defesa e garantia de direitos humanos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br