25/11/2021 13h19 - Atualizado em 03/12/2021 11h07

Programação da campanha ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres’ começa nesta quinta-feira (25)

A programação do Governo do Estado para os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, tem início nesta quinta-feira (25). A campanha é promovida pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, e tem início em uma data emblemática: Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres.

O movimento nacional conta com ações de promoção e prevenção em todo o País e tem como objetivo dar maior visibilidade ao enfrentamento da violência contra a mulher.

A programação deste ano conta com palestras, oficina, atividades em centros prisionais femininos, painéis virtuais e atividades também voltadas para a conscientização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres.

Além disso, ocorrerão encontros com representantes das microrregiões do Espírito Santo com mobilizações para a implantação dos Núcleos Regionais de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência.

“É muito importante essa mobilização e o fato de ela acontecer durante a campanha dos 16 Dias de Ativismo. Os Núcleos e Centros de Referência em Atendimento à Mulher fazem parte de um conjunto de ações do Governo no enfrentamento à violência contra a mulher. Um grande passo na consolidação de políticas públicas fundamentais para garantia de direitos das mulheres”, disse a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

A programação se estende até o dia 10 de dezembro. “Queremos que os ‘16 Dias’ sirvam para sensibilizar e contribuir para que a sociedade reconheça a violência contra as mulheres como uma violação aos direitos humanos e que todos e todas devem atuar na direção de uma rede de proteção”, ressaltou a subsecretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Juliane Barroso.

Campanha

A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma mobilização anual praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e dos poderes públicos. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países.

Mundialmente, o movimento se inicia no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e se estende até o dia 10 de dezembro, quando é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

No Espírito Santo, a mobilização anual reúne diversos setores públicos e organizações no enfrentamento da violência.

Confira a programação:

25/11 – Início da Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”

26/11 – Palestra "Políticas para as Mulheres”

Horário: 15h às 18h

Palestrante: Juliane Barroso – subsecretária de Políticas para as Mulheres da SEDH

Local: Associação GOLD

Organização: Subsecretaria de Políticas para as Mulheres/SEDH e Associação GOLD.

29/11 – Encontro de mobilização para o Núcleo Regional de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (Caparaó)

Local: atividade on-line (plataforma Zoom)

Organização: Subsecretaria de Políticas para as Mulheres/SEDH, Procuradoria da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

30/11 – Oficina de Escrita Criativa: Projeto Cartas à Maria da Penha

Horário: 15h às 17h

Local: CRJ Terra Vermelha, Vila Velha

Organização: Instituto Bem Brasil e Coletivo Nísia

01/12 - Encontro de mobilização para o Núcleo Regional de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (Sudoeste Serrana)

Local: atividade on-line (plataforma Zoom)

01/12 - Encontro de mobilização para o Núcleo Regional de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (Noroeste)

03/12 - Atividade no Centro Prisional Feminino de Colatina

Local: Centro Prisional Feminino de Colatina - Córrego Santa Fé – S/N

Organização: Subsecretaria de Políticas para as Mulheres/SEDH, Gerência Promoção de Políticas de Igualdade Racial/SEDH, Secretaria de Justiça (Sejus).

06/12 - Movimento do Laço Branco: Homens pelo fim da violência contra as mulheres - CineDebate “O silêncio dos homens”

Local: CAAD (Rede Abraço) – Rua Treze de Maio, 47 – Centro de Vitória

Organização: Subsecretaria de Políticas para as Mulheres/SEDH e Subsecretaria de Políticas sobre Drogas/SEDH.

06/12 - Movimento do Laço Branco: Homens pelo fim da violência contra as mulheres - Palestra “Pandemia e o Enfrentamento às violências”

Local: atividade on-line

Organização: Subsecretaria de Políticas para as Mulheres/SEDH e ArcelorMittal

07/12 - Atividade no Centro Prisional Feminino de Cariacica (Bubu)

Horário: 14 horas

Local: Centro Prisional Feminino de Cariacica - Rua Ornélio Meirelles, s/n, Fazenda Roças Velhas, Bairro Bubu

08/12 - Painel Virtual “Construção de cidadania nas escolas por meio do diálogo com as crianças”

Expositora: Maria Celeste Rocha

Local: atividade virtual – transmissão no canal do Youtube SEDU Digital

Organização: Subsecretaria de Políticas para as Mulheres/SEDH e Secretaria de Educação (Sedu).

09/12 - Palestra “Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”

Local: CAAD (Rede Abraço) – Rua Treze de Maio, 47 – Centro de Vitória

10/12 - Entrega do Prêmio Estadual de Direitos Humanos

Local: Palácio Anchieta