04/08/2021 17h32

Programa Rede Abraço e CAPS de Santa Maria de Jetibá estabelecem parceria técnica

Foto: Divulgação/Prefeitura de Santa Maria de Jetibá

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), e a Prefeitura de Santa Maria de Jetibá oficializaram, nessa terça-feira (03), uma parceria técnica entre o Programa Rede Abraço e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. Essa parceria vai permitir um melhor atendimento e acolhimento das pessoas que procuram o serviço oferecido pelo município, tanto aquelas que enfrentam problemas com álcool e outras drogas quanto os familiares.

Entre os objetivos da parceria está a realização e a avaliação multiprofissional de pacientes pelo CAPS. Havendo necessidade de indicação terapêutica, essas pessoas serão encaminhadas ao sistema da Rede Abraço para viabilizar, quando indicado, uma vaga em comunidade terapêutica credenciada ao Estado.

Atualmente, esse processo acaba ocorrendo de uma maneira mais lenta porque, para uma possível internação, a avaliação multiprofissional tem que ser realizada pelo Estado e não pelo CAPS, o que torna o processo mais lento.

“Nesse novo momento da Rede Abraço, estamos interiorizando o programa para ficar mais próximo das pessoas que precisam de cuidados. Estamos oferecendo aos municípios uma parceria técnica que amplia as possibilidades de encaminhamentos para tratamento”, explicou o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, que coordena a Rede Abraço.

Participaram da reunião o prefeito Hilário Roepke; o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes; a referência técnica de Políticas sobre Drogas do Estado, Nathalia Borba; o gerente do Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas, Norlen Apelfeller; a secretária de Saúde de Santa Maria de Jetibá, Silene Belz e a subsecretária de Saúde, Rosilene Sthur, Franciane Kampim.

Rede Abraço

O Programa Estadual de Ações Integradas Sobre Drogas (Rede Abraço) é um programa do Governo do Estado do Espírito Santo, que visa a promover o bem-estar e o cuidado a pessoas com problemas decorrentes do uso de drogas, familiares e a comunidade em geral.

Coordenado pela Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (SESD), vinculada à Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), o Programa parte da premissa de que o uso de drogas é uma questão complexa, de determinação multifatorial e de grande relevância para a sociedade. Compreende que não há resposta simples e universal que dê conta de todos os problemas envolvidos no uso de drogas e dele advindos. Seu escopo de atuação prevê, portanto, ações de execução direta e iniciativas de articulação intersetorial, de conscientização e participação da sociedade como um todo.

A organização do Programa Estadual de Ações Integradas Sobre Drogas sustenta-se em quatro eixos basilares: prevenção, tratamento, reinserção social, e estudos, pesquisas e avaliações. Embora cada eixo tenha características específicas, é de fundamental importância que suas ações se desenvolvam de maneira integrada e, muitas vezes, transversais, de maneira que um eixo complemente e fortaleça o outro.