09/08/2019 14h32

Professores do Programa Qualificar ES discutem boas práticas na educação profissional

A tarde desta quinta-feira (08) foi de bate-papo sobre boas práticas na educação profissional no Estado. O encontro aconteceu no Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha, e reuniu mais de 100 professores do Programa Qualificar ES, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). O evento também contou com uma palestra educativa sobre Direitos Humanos, ministrada pela secretária de Direitos Humanos, Nara Borgo.

 

A subsecretária de Ciência e Tecnologia, Solange Maria Batista de Souza participou do bate-papo e falou sobre a finalidade do encontro. “O nosso objetivo foi de avaliar e discutir os resultados da primeira oferta de vagas, criando assim novas ações para identificar pontos fortes e possíveis fraquezas no Programa Qualificar ES. A partir dessa análise, queremos melhorar o processo de oferta de cursos para a terceira rodada de vagas do programa, que será no final de setembro, para adequar a oferta com as tendências do mundo do trabalho”, salientou.

 

A subsecretária ainda falou sobre a relevância de momentos como estes com os professores da rede de ensino da Secti: “É extremamente importante termos reuniões como essa para avaliar as práticas educacionais aplicadas nas salas de aulas. E também para oferecer orientação aos nossos profissionais quanto a importância das metas da Secti no incentivo ao empreendedorismo, a inovação e a empregabilidade da sociedade capixaba”.

 

O encontro também abordou as parcerias que a Secti possui com outros órgãos do Governo do Estado para expandir o alcance dos cursos oferecidos pelo Programa Qualificar ES. A Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh) é uma das pastas parceiras. Por meio da Sedh, a Secti qualifica comunidades indígenas, quilombolas e adolescentes socioeducandos do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).

 

Na ocasião, a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, apresentou uma palestra educativa sobre Direitos Humanos e reforçou a importância de debater o tema com os professores. “É extremamente importante para a formação dos alunos e alunas de vocês que eles compreendam que os direitos humanos são para todas as pessoas, pois são inerentes aos seres humanos. Nós só iremos transformar realidades e a sociedade no momento em que a gente ensina e que as pessoas passam a conhecer seus direitos. E devemos ensinar também que este discurso negativo que as pessoas inflamam sobre os direitos humanos, é um discurso contra nós mesmos, pois a vida, a educação, a cultura, a saúde, são todos direitos humanos”, enfatizou.

 

Nara Borgo também ressaltou que o conhecimento sobre Direitos Humanos contribui para uma sociedade mais justa e igual. “Quando eu garanto o direito humano de uma pessoa, eu não estou tirando o direito de outra; eu estou contribuindo para uma sociedade melhor, mais justa, com mais igualdade, e para um país com um pouco mais de justiça social”, pontuou a secretária.

 

Clebson Correa da Silva é professor das áreas de Gestão e Administração do Qualificar ES e participou da reunião. “Foi uma reunião de planejamento muito positiva! Pude perceber o engajamento dos coordenadores do programa com a equipe de educação profissional da Secti e das outras secretarias. Deu para ver que estão todos muito empenhados e que o Governo do Estado está investindo em um programa organizado e fundamentado, que se preocupa com o resultado entregue as comunidades”, comentou.

 

O Programa Qualificar ES

 

O Qualificar ES foi lançado em maio de 2019 com o objetivo de promover a qualificação profissional do cidadão capixaba com foco no empreendedorismo, na empregabilidade e na inovação para sua inserção no mundo do trabalho.

 

A meta da Secti é oferecer 170 mil vagas em cursos presenciais, semipresenciais e online. Até o momento, o programa já ofereceu mais de 21.700 vagas gratuitos para população capixaba.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822 / 3636-1819

samantha.goncalves@secti.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação da Sedh
Letícia Passos
(27) 3636-1334 / 99289-9566
leticia.freire@sedh.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras