30/07/2021 17h59

Primeira edição da Caravana de Direitos Humanos acontece em Viana com palestras, rodas de conversa e escutas ativas

A primeira edição da Caravana de Direitos Humanos, projeto da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), ocorreu, nessa quinta-feira (29), em Viana. Foram realizadas oito atividades que envolveram palestras, formações e rodas de conversa sobre diversos temas que são trabalhados pela Secretaria, bem como escutas ativas junto à população durante a programação.

“A Caravana é um projeto para promover a educação em direitos humanos em nosso Estado, abordada por meio de várias temáticas, além de um trabalho integrado com outras secretarias do Governo. Outro ponto importante é debatermos a importância de unidades gestoras das políticas públicas nos municípios”, destacou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

A programação foi iniciada, durante a manhã, com uma palestra institucional para servidores e servidoras municipais, no Teatro Municipal, que contou com a abertura da secretária Nara Borgo, do prefeito de Viana, Wanderson Bueno, e do subsecretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Glaydiston Mendes. Em seguida, o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, explicou sobre o funcionamento da Rede Abraço e do Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD). O subsecretário de Estado de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, Junior Bola, fez uma análise histórica sobre as conquistas e desafios dos direitos humanos no Brasil e no mundo.

À tarde, a equipe da Caravana de Direitos Humanos se dividiu para a execução das atividades, que ocorreram em diversos equipamentos municipais, com o apoio da Prefeitura de Viana.

No Centro de Qualificação GERAR ocorreu a roda de conversa “Conselhos como estratégias de garantia da participação popular”, ministrada por Filipe Costa e Heloísa Lugão, representando a Casa dos Direitos. No mesmo prédio, também foi realizada a palestra “Do enfrentamento à LGBTfobia ao Orgulho LGBT”, ministrada pelo gerente de Políticas de Diversidade Sexual e Gênero, Renan Cadais.

No Centro Multiuso “É Pra Já” foi realizada uma formação com conselheiros tutelares, ministrada pela gerente de Promoção de Direitos e Cidadania, Aline Passos. Outra atividade ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Constantino José Vieira, onde a gerente de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Carline Borges, realizou a roda de conversa “Políticas para a Pessoa com Deficiência no ES”.

Também foi realizada uma atividade sobre políticas para as juventudes na Escola de Beleza, em Nova Bethânia, ministrada pelo presidente do Conselho Estadual da Juventude, Wallace Vargas.

Houve ainda uma roda de conversa na Comunidade Quilombola de Araçatiba, realizada pelo subsecretário Junior Bola, pela gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edineia Conceição de Oliveira, pela assistente da gerência Elizângela Souza dos Santos e pelo secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social de Viana, Glaydiston Mendes. Foi realizada uma escuta ativa com a população, tanto por parte Estadual quanto municipal. Na oportunidade, houve ainda a entrega de cestas básicas, máscaras e álcool em gel 70%, por meio do programa ES Solidário.

“Com a Caravana, o propósito é levar até a sociedade civil e organizada os conceitos e projetos que têm como finalidade o bem-estar de toda a população”, ressaltou o secretário municipal Glaydiston Mendes, que deu apoio à execução do projeto em Viana, durante todo o dia.

O projeto da Caravana foi pensado a partir de observações feitas nas audiências públicas do Governo do Estado e, a partir disso, está sendo realizado a muitas mãos, envolvendo as subsecretariais da SEDH e também outras secretarias de Estado que são convidadas a participar.

A expectativa é de que haja uma Caravana de Direitos Humanos por mês, sempre em um município capixaba diferente.