08/11/2022 15h06 - Atualizado em 16/11/2022 13h39

Prêmio Dom Luís: 18ª edição será realizada no próximo dia 17 de novembro

No próximo dia 17, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), realiza a 18ª edição do prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes. Este ano, a solenidade acontecerá de forma presencial, às 16 horas, no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória.

Ao todo, serão sete homenageados, entre pessoas e instituições, que se destacaram por meio do trabalho e do exemplo de vida na defesa e promoção da justiça social, do meio ambiente, dos direitos humanos e da igualdade entre as pessoas. A programação também será transmitida de maneira virtual, por meio de canais que serão posteriormente divulgados.

 

História

Criado por meio da Lei Estadual 7.844/04, o prêmio foi pensado em homenagem ao bispo auxiliar de Vitória durante o período de 1966 a 1981: Dom Luís Gonzaga Fernandes.

Ativista na luta pela redução da desigualdade social, Dom Luís Gonzaga foi uma importante figura para os direitos humanos. Falecido em 2003, o bispo também atuou na defesa dos menos afortunados e pela valorização da mulher na igreja e na sociedade.

 

Homenageados

O Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes homenageia, neste ano, pessoas e instituições que lutaram pela criação de um ambiente social favorável, por meio do trabalho voluntário e compromisso com a sociedade. Conheça quem são:

- Padre Waldyr Ferreira de Almeida

Sacerdote Católico da Arquidiocese de Vitória e médico psiquiatra se tornou uma importante voz na defesa dos injustiçados e dos direitos humanos. Preso e perseguido pela ditadura militar de 1964, o Padre exerceu a profissão de médico como uma forma de doação aos necessitados. Hoje, aos 92 anos, continua, apesar de menos atuante, atento aos acontecimentos mais importantes do Brasil e do Mundo. A indignação e protesto pessoais não se abalam diante da ameaça à justiça e aos direitos humanos.

- Carlos Fabian de Carvalho

Membro integrante e orgânico do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Espírito Santo e da Comissão de Promoção da Dignidade Humana da Arquidiocese de Vitória. Carlos é um dos coordenadores da Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de Vitória e tem agido na defesa de políticas sociais que atendam aos mais vulneráveis, além de ações que minimizem o sofrimento dos moradores de rua. Tornando-se, assim, importante representante dos direitos humanos em meio a sociedade.

- Pastor Adahyr Cruz (in memoriam)

Falecido no dia 13 de março de 2021, vítima da Covid-19, o pastor Adahyr Cruz, da Igreja Metodista, era membro atuante do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs, do Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Prisional do Espírito Santo, do Movimento Nacional dos Direitos Humanos e do Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Serra-ES. Também participou do Conselho Estadual dos Direitos Humanos do Espírito Santo e do Fórum de Diversidade Religiosa.

- Marco Ortiz (in memoriam)

Médico que dedicou grande parte da sua vida para divulgar e testemunhar os benefícios de uma vida em contato com a natureza e de uma alimentação saudável, feita à base de produtos da terra obtidos sem o uso de insumos químicos e de agrotóxicos. Fundou e gerenciou durante muitos anos o Restaurante Sol da Terra, onde as pessoas praticavam a alimentação natural e, ao mesmo tempo, aprendiam os seus segredos. Marco Ortiz faleceu em dezembro de 2021 devido a uma pneumonia, que causou insuficiência respiratória por conta da Covid-19. 

- Grupo Ecos de Gaby

Constituído por voluntários com o objetivo de dar continuidade ao trabalho iniciado pelo Padre Gabriel Félix Roger Maire, conhecido como “Gaby”, sacerdote católico francês que atuou no Brasil a partir da década de 1980. Contribuiu com a formação sócio-político-religiosa dos moradores de vários bairros do Estado; A atuação com proximidade e defesa dos injustiçados e dos mais necessitados o distinguia e acabaram custando-lhe a vida. O Grupo Ecos de Gaby foi criado há cerca de sete anos e já publicou dois livros: “Prefiro morrer pela vida a viver pela morte” e ‘’Ecos de Vitória’’.

- Coletivo Mães Eficientes Somos Nós

Criado em 2014, composto por pais, mães, responsáveis e/ou familiares de pessoas com deficiência. O Coletivo luta por políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência e suas famílias e trabalha visando criar e fazer vigorar políticas públicas Inter setoriais. E, de fato, o Grupo tem atuado na articulação com autoridades e com Organizações da Sociedade Civil, elaborando diretrizes para a Educação Especial e para o Atendimento Psicossocial de pessoas e famílias. O Grupo também tem dado atenção especial às pessoas que se dedicam ao cuidado de pessoas com deficiência.

- Mosteiro Zen Morro da Vargem

Fundado em 1974 no município de Ibiraçu, o MZMV é o primeiro mosteiro budista da América Latina. Destacado por diversas instituições ao longo dos anos, o MZMV consolidou-se como um exemplo de recuperação ambiental e sustentabilidade. O Mosteiro realiza suas atividades com base em 3 pilares: o espiritual, o socioambiental e o cultural, além de estar ‘alinhado’ com a agenda mundial proposta pelas Cúpulas das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. 

 

Serviço:

18ª Edição do Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes

Data: 17/11 (quinta-feira)

Local: Salão São Tiago, Palácio Anchieta, Centro - Vitória/ES.

Horário: 16 horas

A premiação também será transmitida em formato virtual em canais que serão posteriormente divulgados.

 

Texto: Sofia Galois

 

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da SEDH 
Juliana Borges 
(27) 3636-1334 
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras