06/06/2024 20h29 - Atualizado em 06/06/2024 20h30

Premiados no Edital Inova Afro recebem certificação

O governador do Estado, Renato Casagrande, entregou, nesta quinta-feira (06), os certificados aos contemplados no II Prêmio de Boas Práticas em Promoção da Igualdade Racial (Inova Afro). Foram selecionadas 16 boas práticas de igualdade racial em afro-empreendedorismo. As atividades premiadas são desenvolvidas em dez municípios capixabas nas áreas econômica, social e cultural.

Com investimento de R$ 100 mil, o prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Promoção e Igualdade Racial. O edital tem como objetivo apoiar, visibilizar, fortalecer e premiar boas práticas de promoção da igualdade racial, especificamente, projetos na área de afroempreendedorismo, além de incentivar a discussão sobre inclusão e a igualdade de oportunidades e de remuneração da população negra no mundo do trabalho.

“É importante estabelecer políticas públicas para incentivar ações de proteção às pessoas, bem como de igualdade e equidade racial. Quando você coloca uma política dessa em prática, você passa a fazer com que a sociedade cobre a continuidade dessas ações. Afinal, o papel dos governantes é de também fazer com que as oportunidades sejam semelhantes para todo mundo”, comentou o governador.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo destacou a importância da premiação. “O Inova Afro permite a execução de boas práticas de igualdade racial e é uma inspiração para que mais iniciativas participem das próximas edições”, disse.

Confira os contemplados da II Edição do Prêmio de Boas Práticas em Promoção da Igualdade Racial:

Selecionados Categoria Pessoa Física:

Iago Ferreira Soares
Título da Prática: Cooperativa Juventudes “Economia Criativa nas Comunidades Tradicionais

Rodrigo Surerus
Título da Prática: Aula de Capoeira e toque de atabaque

Yago Moreira
Título da Prática: Serigrafia Alternativa

Winy Fabiano
Título da Prática: Produtora Sociocultural

Marcus Vinicius Sant Anna
Título da Prática: Historiando em inovação: a história preta e capixaba através as redes sociais