Pesquisadora da Universidade de Michigan estuda consumo de mídia por jovens do CRJ de São Pedro
Investigar o comportamento na mídia e o consumo das informações digitais pelas juventudes atendidas no Centro de Referência das Juventudes (CRJ) São Pedro, localizado no bairro em Redenção, em Vitória. Esse é o objeto de uma pesquisa internacional que está sendo realizada neste mês, no CRJ São Pedro. O resultado final do estudo deve ser divulgado em 2024.
Por meio de questionários e entrevistas, cinco jovens meninas moradoras da Grande São Pedro, que também integram coletivos de juventudes, estão sendo ouvidas para o levantamento de dados acadêmicos sobre o uso das redes sociais.
“Há poucos estudos dessa natureza, mas temos alguns nessa linha nos Estados Unidos. Agora, estamos realizando no Brasil, em um país da América do Sul. Mas a intenção é aplicar a pesquisa em outros países, como a Índia, por exemplo, e chegar a algum país africano também. Os dados vão ser compilados na Universidade de Michigan e vão ser publicados em congressos de pesquisa”, afirmou a pesquisadora Marialina Côgo Antolini, que é capixaba e participou como consultora da implantação dos 14 CRJs no Estado.
Após a conclusão do estudo, a pesquisadora vai realizar com as participantes da pesquisa uma oficina sobre ativismo on-line, que vai acontecer no CRJ São Pedro.
Formação
A pesquisadora Marialina Côgo Antolini também ministrou a Formação em Comunicação Comunitária, na tarde desta quinta-feira (13), para as equipes dos 14 CRJs, no Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória.
O objetivo da qualificação foi compartilhar conhecimento e estratégias de comunicação territorial, ensinando os profissionais a planejar ações de curto, de médio e longo prazos para a mobilização das juventudes que moram nas regiões vulneráveis do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
Estado Presente
O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.
Dentro desse projeto, foram implantados 14 CRJs em todo o Estado. Mais informações em juventudes.es.gov.br.
Os CRJs e as políticas para as juventudes do Governo do Estado foram apresentados como caso de sucesso na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, em fevereiro deste ano; no III Fórum Mundial de Direitos Humanos 2023, em março, na Argentina; e também neste mês, durante a 17ª Cúpula Internacional de Direitos Humanos da Juventude, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 / 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br