01/04/2022 14h28 - Atualizado em 05/04/2022 10h12

Palestra ‘Vozes que ecoam: mulheres pelo direito de (re)existir’ fecha ações no IPAJM em homenagem ao Dia da Mulher

Foto: Larissia Nobre/Comunicação IPAJM

“Vozes que ecoam: mulheres pelo direito de (re)existir”. Esse foi o tema da explanação da subsecretária de Políticas para Mulheres da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), Juliane Barroso, realizada no Instituto de Previdência do Estado (IPAJM). O encontro marcou o fechamento das atividades realizadas durante todo o mês de março em alusão ao Dia Internacional da Mulher, lembrado oficialmente no último dia 08.

Com organização da equipe do Qualivida do Instituto, o evento aconteceu na tarde dessa quarta-feira (30), no auditório, e contou também com a presença do Presidente do IPAJM, José Elias Marçal, e das diretoras.  “Optamos em fazer uma programação especial este mês, com diversas ações, tais como palestras, apresentações musicais, lanches compartilhados e momentos de bastante integração, alegria e celebração, para homenageá-las do jeito que merecem”, disse Marçal.

Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres (OPM’s), Conquistas das mulheres no Brasil e Fundamentos da desigualdade foram alguns dos assuntos abordados no decorrer da exposição da subsecretária Juliane Barroso. “Em nosso Estado, o Governo instituiu o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres e também o Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as mulheres, dois importantes documentos norteadores de polícias públicas”.

Juliane Barroso prosseguiu: “continuamos vivendo em uma sociedade patriarcal, racista e com uma desigualdade econômica muito proeminente. Então, toda essa estrutura contribui para a expressão dessa violência que atinge as mulheres. Enquanto Governo, converter essa dor em políticas públicas que vão na direção de afirmar os direitos das mulheres, não é fácil, mas seguimos neste enfrentamento e na busca por uma sociedade mais igualitária e mais segura para nós, mulheres. Para além disso, é importante cuidar da nossa saúde, da mente e da alma, para não nos submetermos às coisas que podem nos fazer mal”.

Ao final, os participantes foram surpreendidos com um delicioso picolé, e em seguida compartilharam uma mesa de lanches.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IPAJM
Carolina Paixão
comunicacaoipajm@gmail.com
27 3636-4189

Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras