Palestra ‘Gestão de tempo e produtividade’ na unidade prisional de referência LGBTI+ encerra VII Quinzena de Combate à LGBTIfobia
Encerrando a programação da VII Quinzena de Combate à LGBTfobia, foi realizada, nessa terça-feira (31), na unidade prisional exclusiva e de referência à população LGBTI+, no Complexo de Viana, a palestra “Gestão de tempo e produtividade”, do Projeto Empreendedorismo Cidadão.
A atividade também encerrou a primeira etapa do ciclo de formações, uma parceria entre Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, participou da atividade. “A Quinzena contou com uma programação diversa, que visibilizou essa luta contra a LGBTIfobia em muitos espaços, o que não poderia deixar de incluir a unidade de referência LGBTI+. Quando se oportuniza um projeto como esse neste local, um ciclo de formações para pessoas LGBTI+ em privação de liberdade, trazemos também o conhecimento, o empoderamento e o cuidado”, defendeu.
O diretor da Penitenciária de Segurança Média 2, Dantas Campostrini, destacou como a formação pode contribuir para a mudança de perspectiva dentro da unidade. “Acreditamos que o tema ‘Gestão de tempo e produtividade’ promove mudanças de pensamento nos custodiados. O longo período de cárcere implica em muitas dificuldades de convivência e a palestra gera uma reflexão sobre o melhor aproveitamento do tempo, a como ter mais empatia pelo outro e respeito mútuo. A temática, sem dúvida, auxilia na mudança do comportamento social dos participantes e contribui para o processo de efetiva ressocialização”, enfatizou.
O gerente de Diversidade Sexual e Gênero da SEDH, Renan Cadais, enfatizou a relevância das atividades do ciclo formativo dentro da unidade. “Muito importante essa parceria com o Sebrae, pois são oportunidades como essa que revelam a potência da população LGBTI+, mesmo em situação de privação de liberdade, contribuindo também para a ressocialização”, explicou.
Na oportunidade, a secretária Nara Borgo e a equipe da SEDH também visitaram o Projeto Arco-íris, que é realizado na unidade. Por meio dele, são reformados brinquedos quebrados, que depois são doados para crianças carentes. Além disso, também são feitos artesanatos.
A equipe também conferiu o espaço onde são ministrados os cursos do Qualificar ES.
Ciclo formativo
O ciclo formativo foi iniciado em 04 de maio de 2022. O planejamento é atender, aproximadamente, 240 pessoas LGBTI+ com oficinas que vão até o final de junho de 2022.
Na programação de oficinas constam as temáticas “Relações Humanas” e “Projeto de Vida”, que acontecerão semanalmente até o final de junho. Também ocorrerão duas palestras: “Gestão de tempo e produtividade” e “Ideias que transformam a realidade”.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
juliana.paiva@sedh.es.gov.br