29/10/2020 17h49

Outubro Rosa: segunda ação integrada da SEDH e Sesa é realizada em comunidade indígena de Aracruz

Foto: Afecc-HSRC

As Secretarias de Direitos Humanos (SEDH) e da Saúde (Sesa), em parceria com a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), realizaram, nessa terça-feira (27), a segunda Ação Integrada do Outubro Rosa. Desta vez, foi na comunidade indígena Irajá, no município de Aracruz. Na ocasião, também foram distribuídos donativos doados por meio do programa ES Solidário.

Durante a ação, a enfermeira da Afecc Ana Paula Costa Souza realizou uma roda de conversa com as mulheres indígenas sobre os tipos de câncer e como se prevenir.

A gerente de Promoção da Igualdade Racial, Edineia Conceição de Oliveira, que acompanhou a ação, avaliou o momento como “uma troca de informações que pode salvar vidas”.

“Mais uma vez alcançamos um grupo que é pauta da Gerência. Nesse caso, uma comunidade indígena de Aracruz. Cerca de 30 mulheres participaram dessa importante ação. A proposta é que a gente realize ações como essa não somente no Outubro Rosa. Estamos planejando levar esse tipo de informação e serviço, em outros momentos, para os territórios”, destacou Edineia de Oliveira.

As mulheres que participaram atendem aos requisitos para a realização de mamografia. Elas farão o exame, neste sábado (31), ainda como parte da ação integrada entre SEDH e Sesa.

O representante da Secretaria da Saúde, Júlio César de Moraes, referência técnica da área de Promoção da Equidade da Sesa, falou sobre a importância de se levar informação e atendimento até os territórios.

“Foi uma ação muito importante para a promoção a equidade, sobretudo neste mês, em que temos o Outubro Rosa. Precisamos enfatizar o enfrentamento ao câncer de mama, divulgar e incentivar as pessoas a fazerem o autoexame e a mamografia, e assim conseguirem ter um diagnóstico precoce, caso estejam doentes. A parceria com a Afecc é muito enriquecedora, pois é uma entidade que vem contribuindo há anos para o combate ao câncer no Espírito Santo”, frisou Moraes.

ES Solidário

Durante a Ação Integrada, também houve a entrega de doações feitas por meio do programa ES Solidário. Foi feito o repasse de 50 kits para higiene pessoal e limpeza, além de 300 máscaras para as famílias do acampamento e para acampamentos adjacentes.

O programa ES Solidário, coordenado pela SEDH, atende às demandas por meio de solicitações feitas por municípios, coletivos, associações e igrejas com ações sociais, que direcionam as doações de donativos às pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza.

Os donativos são recebidos por meio de doações feitas por empresas e pela sociedade civil. Contribuições em dinheiro são usadas para a compra de alimentos e outros itens essenciais. Os repasses são feitos em parceria com o Corpo de Bombeiros, responsável pela logística de entrega.

Desde o início do programa, foram arrecadados e distribuídos mais de cinco mil kits de higiene e limpeza, mais de 13 mil cestas básicas, 351 pacotes de fraldas geriátricas, 230 frascos de álcool em gel e líquido, cerca de 1,3 mil máscaras, além de 6.305 itens avulsos. No total, até o momento, famílias de 46 cidades capixabas foram atendidas pelo ES Solidário.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes