27/06/2019 14h51

ONG compartilha experiências em seminário sobre prevenção às drogas na escola

Para encerrar a Semana Estadual sobre Drogas, será realizado nesta sexta-feira (28), no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Sedu), das 09h às 12h, um seminário com o tema: “Prevenção às Drogas nas Escolas”. A palestrante convidada é a professora Bernadete Maciel, coordenadora nacional de Prevenção da Federação Amor Exigente.


Atuando há mais de três décadas, o Amor Exigente é uma Organização Não Governamental (ONG) que trabalha com o apoio e a orientação às pessoas com dependência química e seus familiares. Atua, principalmente, junto às famílias e escolas, sensibilizando sobre a necessidade da prevenção em relação ao uso e abuso de álcool e outras drogas.


Para Bernadete Maciel, não existe mágica para a prevenção. Ela deve ser construída no dia a dia e é responsabilidade dos diversos agentes sociais. “Nós, do Amor Exigente, acreditamos no poder do autoconhecimento e da reflexão. Nosso trabalho é promover e levar ciclos de palestras a famílias e escolas, compartilhando ferramentas para que esses agentes possam trabalhar a prevenção de forma conjunta. Não existe mágica. É uma construção”, explicou.


A coordenadora da ONG também falou sobre a importância da mudança de comportamento dentro das famílias, servindo de exemplo para as crianças, ensinando valores e limites desde cedo. “Para que possamos fazer a prevenção, a mudança deve acontecer dentro da família, construindo valores fortes. “O Amor Exigente teve início pensando em ajudar pessoas com dependência química que saíam do tratamento e ao voltarem para casa encontravam o mesmo ambiente que propiciava o uso de drogas. Para ajudar as pessoas em recuperação, percebemos que teríamos de trabalhar na base, dentro dos lares. Foi assim que surgimos e hoje atuamos em todo o Brasil e até internacionalmente”, complementou.


O seminário é gratuito e será aberto ao público no período da manhã. À tarde, o evento será voltado para professores, diretores e equipe escolar da rede pública de ensino.


As ações da Semana Estadual sobre Drogas são uma realização do Conselho Estadual sobre Drogas (Coesad), com apoio da Subsecretaria Estadual de Políticas sobre Drogas da Secretaria Estadual de Direitos Humanos (SEDH), além de outras entidades e em acordo com as diretrizes da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e da Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras substâncias entorpecentes.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedh
Suellen Barone / Letícia Passos
(27) 3636-1334
suellen.barone@sedh.es.gov.br / leticia.freire@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras