18/05/2017 11h58 - Atualizado em 18/05/2017 12h16

Ocupação Social movimenta as comunidades de Aviso e Interlagos, em Linhares

O Programa Ocupação Social segue com as ações nas comunidades de Aviso e de Interlagos, no município de Linhares. Há uma turma dos cursos do Sebrae-ES e os dois projetos selecionados no Edital de Cultura e Arte com atividades acontecendo, e previsão de mais duas ações para começar. Das vagas abertas pelo Senai-ES, 40 são para Linhares, com inscrições até dia 26 de maio; e ainda há previsão de começar as aulas de musicalização do Fames nas Comunidades no próximo mês.

Empreender

Na última terça-feira (16), o projeto Comunidade Empreendedora, do Sebrae-ES, começou suas atividades em Aviso. O curso vai dar aos jovens a oportunidade de aprender técnicas de empreendedorismo e desenvolver seus projetos com a ajuda de uma equipe de profissionais. Ideal para quem sonha em abrir o próprio negócio. As aulas acontecem na EMEF Prefeito Roberto Calmon.

Cultura

Em Interlagos, os projetos Oficina da Cultura e Arte para a Vida “Reescrevendo o Futuro” continuam. Ambos foram consagrados pelo Edital de Cultura e Arte, realizado no ano passado pelas Secretarias de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e de Cultura (Secult), e já estão atendendo aos jovens da comunidade com aulas de dança e de teatro.

O município de Linhares também será um dos próximos a receber as oficinas de música do Fames nas Comunidades, com cursos de violão, percussão e voz. A previsão é de que as inscrições sejam abertas ainda este mês, com as atividades começando em junho.

Senai

Atualmente, há vagas abertas para os cursos gratuitos de Eletricista Industrial e de Montador e Reparador de Computadores, oferecidos pelo Senai-ES para os moradores de Aviso e de Interlagos. As inscrições vão até o dia 26 de maio e podem ser feitas pelo site www.direitoshumanos.es.gov.br. Basta clicar em Cursos Senai e preencher o formulário para concorrer à vaga.

Para participar é necessário ter idade mínima de 16 anos. Ainda como pré-requisito, o curso de Montador e Reparador de Computadores exige o Ensino Fundamental completo, enquanto o de Eletricista Industrial pede que o candidato tenha completado até o 5º ano do Ensino Fundamental.

As aulas de ambos os cursos serão realizadas à noite, das 18 às 22 horas, e vão acontecer no Centro de Educação Profissional Eurico de Aguiar Salles, localizado na Avenida Filogônio Peixoto, nº 728, no bairro Aviso. O resultado das inscrições será disponibilizado no local e na página de inscrição, até o dia 30 de maio.

Ocupação Social

Todas essas ações fazem parte do Programa Ocupação Social, coordenado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), e são realizadas em parceria com Sebrae-ES, Senai-ES, Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).

O programa atua em 25 bairros de nove municípios do Estado, com ações em Vila Velha, Cariacica, Serra, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus, Linhares e Pinheiros. As áreas atendidas são as que concentram, historicamente, o maior número de homicídios, além de serem regiões de alta vulnerabilidade social.

Entre os objetivos do programa estão a redução da taxa de homicídios entre jovens, especialmente entre os que têm de 15 a 24 anos idade, que são as principais vítimas de crimes contra a vida; a diminuição da evasão escolar e a ampliação do percentual de jovens estudando e/ou trabalhando.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDH
Suellen Barone / Maurílio Mendonça