27/01/2022 17h22

Novos membros do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente tomam posse

Membros do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CRIAD), eleitos para o biênio 2021-2023, tomaram posse nesta quinta-feira (27). A cerimônia ocorreu no auditório do Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória. Ao todo, foram empossadas 33 pessoas, entre elas representantes de entidades civis e governamentais. A solenidade foi conduzida pela assessora especial da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), Aline Passos, que também é conselheira.

Na ocasião, a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, e a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, concederam a posse e deram boas-vindas à nova gestão.

“Mesmo diante de uma crise sanitária no mundo, o Espírito Santo continua mantendo a política pública que acredita, mantendo os Conselhos e as Conferências. O CRIAD, além de todo o seu papel normativo, deliberativo, controlador e fiscalizador, também é um órgão que consegue contribuir para o debate e que faz todo o possível para manter nossas crianças e adolescentes em segurança”, disse a vice-governadora Jacqueline Moraes.

“A mudança de gestão é sempre um momento importante de renovação ou revisão das pautas de um Conselho, e é com muita alegria que hoje damos posse ao CRIAD, porque demonstra o compromisso do Governo do Estado com as políticas para crianças e adolescentes. Reconhecemos os diversos desafios e esse Conselho sempre foi muito respeitoso. Sempre apresentou todas as dificuldades e cobranças, mas com muito respeito. Nesta última gestão, no ano de 2019, garantimos a Conferência Estadual em um momento em que várias estavam sendo canceladas. Gostaria de agradecer à antiga gestão por essa caminhada e dar boas-vindas à nova equipe”, completou a secretária Nara Borgo.

A presidente da última gestão do CRIAD, Alessandra Venturim, agradeceu pela oportunidade e explicou que continua na equipe, mas enquanto conselheira.

“Fazer parte deste Conselho é desafiador e, ao mesmo tempo, gratificante. É um espaço riquíssimo, propositivo e também fiscalizador das políticas para crianças e adolescentes do Estado do Espírito Santo. Assumimos em 2019 e, em seguida, veio a pandemia, mas não deixamos cair a peteca. Mantivemos as reuniões de forma on-line e continuamos mantendo de pé as funções do CRIAD. Debatemos pautas relevantes, tivemos diálogos importantes com o Iases, e deixamos um plano de ação do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) aprovado para ser avaliado pela próxima gestão”, destacou Alessandra Venturim.

Após a solenidade de posse, foi realizada a 1ª Reunião Ordinária da nova gestão, para escolha da nova Mesa Diretora.

Confira a composição do CEDH para o biênio 2021-2023:

I - REPRESENTANTES DO PODER EXECUTIVO ESTADUAL

1. a) Secretaria de Estado de Direitos Humanos - SEDH

Titular: Aline Passos de Oliveira

Suplente: Rafael Primo Turra

1. b) Secretaria de Estado da Educação - SEDU

Titular: Marcia Queiroz da Silva Pires

Suplente: Jessica Monteiro Falquetto

1. c) Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social - SETADES

Titular: Claudia Pessin Machado Vieira

Suplente: Alessandra Zardo Azevedo Venturim

1. d) Secretaria de Estado de Saúde - SESA