25/03/2019 17h17 - Atualizado em 25/03/2019 17h18

Mulheres da SEDH são referências na luta por igualdade de direitos

O mês de março é marcado pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado todos os anos desde 1911, no dia 8 de março. Nesta data, as atenções são todas voltadas a elas e para as reivindicações por seus direitos. Entretanto, não apenas no mês de março, mas durante todo o ano, essas mulheres estão presentes na sociedade, cada vez mais empoderadas, lutando por reconhecimento, respeito e igualdade tanto no ambiente social, como no profissional.

Na Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) que tem, entre outras funções, a missão de promover políticas públicas voltadas para mulheres, nada mais justo do que ter uma equipe predominantemente feminina comandando a pasta, de forma que consigam trabalhar a temática e os desafios com maior autonomia e equidade.

Secretária de Estado de Direitos Humanos: Nara Borgo

A começar, a SEDH conta com a advogada Nara Borgo como secretária de Estado de Direitos Humanos. Ela carrega experiências similares na luta por direitos, sendo militante e tendo atuado como secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho de Vitória por dois anos. Também foi vice-presidente, conselheira estadual e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/ES.

A secretária relata como é ser mulher e estar em posição de representar o Estado.  “É um grande desafio, pois somos colocadas à prova a todo instante simplesmente por sermos mulheres. Por outro lado, é uma oportunidade para mostrar nosso trabalho e também dizer que nós podemos ocupar esses espaços”, ressaltou.

Secretária Estadual de Direitos Humanos, Nara BorgoSecretária Estadual de Direitos Humanos, Nara Borgo

Subsecretária de Gestão Administrativa e Financeira: Maria Luiza Grillo

A Secretaria também conta com Maria Luiza Grillo, pós-graduada em Administração Pública e Graduada em Ciências Sociais, e que hoje ocupa o cargo de subsecretária de Gestão Administrativa e Financeira. Maria Luíza enfatiza a importância da representatividade da mulher em cargos de comando. “Trabalhar aqui, enquanto mulher, é muito importante pela representatividade, mostrando para outras mulheres que elas também podem. Infelizmente, ainda são poucas ocupando cargos como esse”, destacou.

Subsecretária de Gestão Administrativa e Financeira, Maria Luiza GrilloSubsecretária de Gestão Administrativa e Financeira, Maria Luiza Grillo

Subsecretária de Cidadania e Inclusão Social: Raiana Ribeiro

Já a Subsecretaria de Cidadania e Inclusão Social é representada por Raiana Ribeiro. Após seis anos atuando em gestão pública na Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho de Vitória, Raiana conta que o que a motiva a continuar seguindo na área são as políticas públicas capazes de promover igualdade e respeito.

“Como mulher, jovem, ocupar espaços como esse é um grande desafio. Ao mesmo tempo, ter a oportunidade de contribuir para a construção de políticas públicas capazes de transformar a vida das pessoas, promovendo a igualdade de direitos e o respeito a todas e todos, faz da nossa luta diária uma missão muito gratificante.”

Subsecretária de Cidadania e Inclusão Social, Raiana RibeiroSubsecretária de Cidadania e Inclusão Social, Raiana Ribeiro

Subsecretária de Políticas para Mulheres: Juliane Barroso

Militante da causa feminista e professora, Juliane Barroso é formada em Serviço Social e atual subsecretária de Políticas para Mulheres da SEDH. Além disto, também já atuou no Governo do Estado na Coordenação sobre Drogas. Para Juliane, estar à frente da Subsecretaria é um duplo desafio.

“Primeiro por ser uma mulher que está ocupando um lugar de gestão. Isso significa você ter a sua competência julgada o tempo todo. Segundo, me entusiasma estar num lugar de representatividade para as mulheres e poder pensar e articular políticas públicas que atendam, sobretudo, as que estão numa situação de vulnerabilidade. Como mulher, nós precisamos ocupar esses espaços.”

Subsecretária de Políticas para Mulheres, Juliane BarrosoSubsecretária de Políticas para Mulheres, Juliane Barroso

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedh