20/02/2019 10h37

Mulher do Campo é prioridade para atendimento nas Unidades Móveis no Estado

O Fórum Estadual Permanente de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Campo realizou uma reunião na manhã dessa terça-feira (19) na sede da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH). Dentre os assuntos discutidos, a unidade móvel de atendimento à mulher e a conscientização sobre o que é violência doméstica para as mulheres do campo, foram destaques.

Entre as prioridades de atendimento, foi debatido na reunião como a Unidade Móvel poderá atender as comunidades Indígenas do Estado. As datas e locais onde o ônibus que presta serviços às mulheres circulará ainda não foram decididas, entretanto, alguns municípios como Pancas, Guarapari e Laranja da Terra já estão na lista de demanda.

Segundo a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, é importante que haja este diálogo e esta articulação do Governo do Estado com as mulheres do campo. “Desta forma teremos um olhar voltado especificamente para essas mulheres e assim conseguiremos, junto a elas, pensar e elaborar políticas públicas eficazes para cada região do estado”, destacou.

A reunião também definiu como ponto principal ações educativas e de conscientização que cheguem às mulheres agricultoras do Estado. Segundo a Presidenta do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Estado do Espírito Santo (CEDIMES), Edna Calabrez Martins, o reconhecimento da realidade dessas mulheres agricultoras se faz indispensável. “A gente precisa reconhecer a necessidade e a realidade dessas mulheres do campo. Precisamos ter um olhar coletivo para essa realidade”, e ainda completou “precisamos buscar os estudos já realizados sobre essas mulheres do campo para entendê-las”.

Texto: Jéssica Souza

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – Sedh

Suellen Barone / Letícia Passos
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / leticia.freire@sedh.es.gov.br
(27) 3636-1334

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras