23/01/2023 20h06 - Atualizado em 23/01/2023 21h42

Mês da Visibilidade Trans: confira a programação completa da SEDH e Conselho Estadual LGBT+

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e o Conselho Estadual LGBT+ (CELGBT+) organizaram, para este mês, uma programação especial para o Mês da Visibilidade Trans. As atividades tiveram início nesse domingo (22) e prosseguem até o dia 7 de fevereiro. A programação foi pensada em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, que acontece em 29 de janeiro.

O gerente de Políticas de Diversidade Sexual e Gênero, Renan Cadais, ressaltou a importância deste evento. “Como nos últimos três anos, reunimos as atividades de diversas instituições e coletivos para apresentar uma proposta conjunta de programação. O objetivo é dar visibilidade a ações sobre a temática”, explicou.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, ressaltou a importância de falar sobre o tema de forma aberta e contínua. “Pensamentos misóginos, machistas, LGBTfóbicos e preconceituosos demonstram o quanto ainda precisamos discutir e ampliar cada vez mais o debate desta temática. As pessoas trans devem ocupar todos os espaços na sociedade e é nesse sentido que essa programação diversa foi elaborada, com o envolvimento de entidades parceiras”, salientou.

Ainda encarado como tabu pela sociedade em geral, falar sobre gênero e sexualidade é importante para a luta pelos direitos das pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT+) e para o enfrentamento à violência contra essa população.

“Quantas pessoas trans você visualiza hoje no seu trabalho? Quantas pessoas trans estão ao seu lado na escola ou na faculdade? A semana da Visibilidade Trans é justamente para discutirmos a inclusão, o respeito, a luta por cidadania, por acolhimento, por direitos.  É uma semana de resistência da existência dessa população que sofre com a violência, o desamor e o estigma da sociedade.  Vamos juntos visibilizar amor. Vamos juntos transformar esse cenário”, reforçou o presidente do Conselho, João Lucas Cortês.

Confira abaixo a programação completa:

Palestra: O que você precisa saber sobre Pessoas não-binárias
Segunda-feira, 23/01, às 11h

Local: Instagram do Coletivo LIVRES - @livres.coletivo

Palestra: O que você pode fazer na semana da visibilidade trans

Segunda-feira, 23/01, às 15h

Local: Instagram da Associação GOLD - @associaçãogold

Palestra: Conversando com mães de Trans

Terça-feira, 24/01, às 19h
Local: Instagram @maespeladiversidade

Exibição do Filme: Maria Luiza - a primeira mulher trans nas Forças Armadas seguido de uma Roda de Conversa

Quarta-feira, 25/01, às 19h
Local: Centro de Referência da Juventude (CRJ) Novo Horizonte, Rua Gaivota, s/n, Novo Horizonte, Serra

Palestra: Conversando com mães de Trans II

Quarta-feira, 25/01, às 19h
Local: Instagram @maespeladiversidade

Palestra: Precisamos falar sobre os direitos de crianças e adolescentes trangeneres

Sexta-feira, 27/01, às 14h
Local: O encontro será on-line.

Desfile TRANSFHASION

Sábado, 28/01,

Local: Feira do Sol - Piúma

1ª Feira Estadual pela Cidadania e Direitos Humanos LGBTI+ do Espírito Santo

28 e 29/01 (sábado e domingo), às 14h

Local: Praça Encontro das Águas, Serra

XIII Manifesto LGBTI da Serra
29/01, das 13h às 22h
Tema " Ser quem sou é orgulho, é luta e é resistência"

Local: Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe, Serra.

Realidades afetivas de pessoas transexuais e travestis

29/01 (domingo), 12h

Local: Instagram do Coletivo LIVRES - @livres.coletivo

I Gaymada Itinerante Regional Sul

29/01 (domingo)

Local: Arena Esportiva na Praia de Piúma

Seminário Municipal Homens e mulheres trans empreendedores(as)

30/01 (segunda-feira), 19h

Local: Cachoeiro de Itapemirim

Cine D’Kria: Trans na telinha

03/02 (sexta-feira)

Horário: 17:30 horas

Local: CRJ São Torquato, Vila Velha.

Seminário “Atendimento Psicológico à População Trans: Clínica, Saúde e Assistência Social em Diálogo”

07/02 (terça-feira), 13h30

Local: Auditório Manoel Vereza, Ufes, Vitória.

Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos