26/01/2023 16h42

Mês da Visibilidade Trans: 1ª Feira Estadual pela Cidadania LGBTI+ inédita acontece neste fim de semana na Serra

O empreendedorismo e a prestação de serviços para o público de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais (LGBTI+) são algumas das novidades da 1ª Feira Estadual pela Cidadania e Direitos Humanos LGBTI+ do Espírito Santo, que acontece nestes sábado (28) e domingo (29), das 13h às 22h, na Praça das Águas, em Jacaraípe, na Serra. O evento é realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) em parceria com o Instituto Capixaba de Promoção Social (ICAPS) com o apoio da Prefeitura Municipal de Serra (PMS).

Entre os serviços ofertados gratuitamente estão a emissão de Carteira de Identidade (RG), testagem rápida de HIV e diversas outras aferições de saúde, além de orientação para o emprego no Sistema Nacional de Emprego (Sine) e a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico.

Inspirado no “pink money” (marketing LGBTI+ focado para ações sociais), o evento integra as ações da IV Semana da Visibilidade Trans e está sendo organizada pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e o Conselho Estadual LGBT+ (CELGBT+), em parceria com diversas instituições e movimentos. A programação foi pensada em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, que ocorre na data de 29 de janeiro.

“O público LGBTI+ é historicamente excluído e, muitas vezes, não têm os seus direitos assegurados. Com a 1ª Feira Estadual pela Cidadania e Direitos Humanos, vamos ofertar, de forma acessível e rápida, serviços de utilidade pública às pessoas LGBTI+ ", explicou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

“Este evento é importante por fomentar o empreendedorismo para a população LGBTI+, agregando entretenimento e prestação de serviços essenciais para os munícipes”, destacou o secretário interino de Direitos Humanos e Cidadania da Serra, Ricardo Volkers.

Serviço:
1ª Feira Estadual pela Cidadania e Direitos Humanos LGBTI+ do Espírito Santo
Quando: sábado (28) e domingo (29)
Horário: das 13h às 22h.
Local: Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe – Serra.
Serviços: Emissão de Carteira de Identidade (RG), primeira e segunda via; emissão testagem rápida de HIV e diversas outras aferições de saúde; orientação para o emprego no Sistema Nacional de Emprego (Sine); inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico.

Programação:
XIII Manifesto LGBTI da Serra
Tema: "Ser quem sou é orgulho, é luta e é resistência"
Data: domingo, 29 de janeiro.
Horário: das 13h às 22h.
Local: Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe, Serra.
Informações: www.serra.es.gov.br

Tema: “Realidades afetivas de pessoas transexuais e travestis”
Data: domingo, 29 de janeiro.
Horário: às 12 horas.
Local: Instagram do Coletivo LIVRES - @livres.coletivo