21/05/2021 19h27

Live da SEDH traz tema ‘Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes na perspectiva dos Direitos Humanos’

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) realizou, nessa quinta-feira (20), na página Direitos Humanos ES no Facebook, a live “Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes na perspectiva dos Direitos Humanos”.

A temática da live fez alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado no dia 18 de maio. A escolha desta data é alusiva ao “Caso Araceli”, um crime que chocou o País. Aos 8 anos, Araceli Cabrera Crespo foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada, em Vitória, no dia 18 de maio de 1973.

O evento on-line contou com a participação da secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo; da gerente de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos, Caroline Cabrera; e da psicóloga e integrante do Fórum DCA/ES, Adriana Macedo. A mediação foi feita pela gerente de Promoção de Direitos e Cidadania da Secretaria de Direitos Humanos e representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Criad), Aline Passos.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, fez a abertura da live e falou sobre o enfrentamento à violência sexual de criança e adolescente, enfatizando a necessidade de se trabalhar a saúde mental após as violações.

“Não é fácil trabalhar o enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes. Infelizmente, temos muitos casos subnotificados e não notificados, pois muitas crianças não conseguem expressar o que está acontecendo e, às vezes, a família não consegue compreender. Precisamos de união nesse enfrentamento, nessa luta, e levar informações para as pessoas, para que esses casos não fiquem sem solução. Muitas vezes pensamos na punição do agressor, mas precisamos pensar também na saúde mental das crianças e dos adolescentes, e como elas vão se desenvolver após a violência sexual”, disse a secretária Nara Borgo.

A gerente de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos, Caroline Cabrera, destacou o trabalho que é feito na gerência, que recebe denúncias de violação de direitos humanos, encaminha e acompanha até a solução.

“A nossa gerência trata de casos muito difíceis, que sempre nos sensibilizam. Tratamos dos programas de proteção às pessoas ameaçadas de morte, recebemos denúncias de violação de direitos humanos ocorridas em todo o Estado do Espírito Santo e também cuidamos de alguns coletivos, como o Conselho Estadual de Direitos Humanos, Comitê Estadual para a Prevenção e Erradicação da Tortura e outros mais. Recebemos denúncias via Disque 100, pelo telefone da gerência, por e-mail e também de forma presencial, mas esta última está sendo menos procurada por causa da pandemia. Além disso, mantemos o anonimato da pessoa denunciante, se for da vontade dela. A partir desse recebimento, fazemos um registro interno e cada denúncia é lida, analisada e, a partir do caso concreto, temos estratégias firmadas de enfrentamento dessa violação”, destacou a gerente Caroline Cabrera.

A psicóloga, doutora, pesquisadora e integrante do Fórum de Direitos da Criança e Adolescente (DCA/ES), Adriana Macedo, explicou sobre os marcadores sociais e também sobre os trabalhos de prevenção à violência.

“Temos que trabalhar na perspectiva da prevenção da violência sexual e, para isso, precisamos trabalhar a rede intersetorial, que envolve as áreas da saúde, educação, segurança, assistência social e outras. É um trabalho e um pensamento coletivos, sem que nos esqueçamos de pensar no que está estruturando esse movimento, para conseguirmos compreender essa violência que é perpetrada contra crianças e adolescentes na nossa sociedade. Como daremos um fim nisso? Já que é o nosso objetivo”, enfatizou Adriana Macedo.

Canais de denúncia

Programação

A programação das atividades que fazem alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Criança e Adolescentes continua na próxima quinta-feira (27).

Confira a programação completa.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da SEDH

Juliana Borges

(27) 3636-1334

juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras