12/12/2019 17h56 - Atualizado em 12/12/2019 17h58

Jovens do Núcleo Afro Odomodê fazem tour informativo pela SEDH e conhecem a vice-governadora

Foto: Foto: Leandro Braga/Vice-Governadoria

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro, a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Políticas para a Juventude e da Gerência de Igualdade Racial, promoveu a segunda edição do projeto “Conheça Jovem”. Um grupo de aproximadamente 10 jovens do Núcleo Afro Odomodê visitou os espaços da Secretaria, localizada no Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória.

Nessa edição, o tour contou com um bate-papo com a vice-governadora, Jaqueline Moraes, que compartilhou um pouco de sua trajetória de vida e falou sobre o racismo. “Nós que crescemos na comunidade, crescemos resistentes. Resistentes porque só sabe de verdade o que é racismo quem é negro. E quando a gente vem para um espaço de poder, trazemos esta resistência que adquirimos ao longo da nossa caminhada. Foi assim que eu cheguei aqui”, contou.

Acompanhados pela secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, a visita continuou pelos espaços da SEDH. No gabinete, a secretária explicou um pouco sobre a atuação da pasta, sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e lembrou o dia em que a Caravana da Anistia esteve no Espírito Santo. “O dia mais emocionante da minha vida enquanto ser humano foi o dia que eu vi o Estado Brasileiro reconhecer a ditadura militar e fazer a reparação moral para as pessoas que foram torturadas aqui”, relatou.

Umas das jovens que participou do tour, Ane Beatriz Dalla Bernardina Correia, contou o que achou da visita. “Eu achei muito interessante conhecer os ambientes, mas a parte que eu mais gostei foi de ter conhecido de perto a vice-governadora”, disse.

A educadora do Grupo Odomodê, Vivian da Cunha, comentou da importância de iniciativas como esta. "Por se tratar de jovens negros, é importante que eles estejam nesses espaços e conheçam seus direitos. Normalmente eles não entram e não têm acesso a esses espaços, então é uma forma de mostrar que são acessíveis, que eles podem estar aqui e entender mais sobre todas as questões que perpassam suas vidas. O fato de termos uma vice-governadora negra também é importante para eles saberem que podem chegar onde quiserem", destacou.

O “Conheça Jovem” tem como objetivo realizar um tour informativo para fazer com que os jovens possam se familiarizar com os mais variados espaços públicos. Esta edição do projeto fez parte da programação da XI Semana Estadual de Direitos Humanos.

Texto: Maria Alice Costa

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Letícia Passos
(27) 3636-1334
leticia.freire@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras