05/05/2023 14h59 - Atualizado em 05/05/2023 15h10

Jovens do CRJ Território do Bem lançam Bendita Feira para geração de renda com economia criativa

Gastronomia, artesanato, beleza, moda e design são o que a população da Capital vai encontrar na Bendita Feira. O evento é uma entrega do Laboratório de Potencialidades Capixaba (Labpoca) do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Território do Bem, localizado em Itararé. Doze jovens empreendedores da comunidade vão expor seus produtos neste sábado (06), das 10h às 18h, no Centro Cultural Triplex, no Centro de Vitória.

Os estandes vão ofertar produtos e serviços diversos, como acessórios e obras de arte em arame, moda praia, fotografia, design de sobrancelha e massagem facial e corporal. A entrada é gratuita e o evento vai contar também com aulas de diversas modalidades de ioga, rodas de conversa sobre respiração e concentração, além de apresentações musicais com David Santos e Renzo.

O objetivo da Bendita Feira, que teve uma edição experimental em março deste ano, é fomentar a economia criativa e gerar renda para os jovens.  “Os CRJs vão ofertar, no mínimo, 14 laboratórios de economia criativa nas comunidades vulneráveis do Programa Estado Presente, transformando a vida dos jovens e promovendo, por meio deles, o desenvolvimento local. Estamos muito felizes com as entregas dos Labpoca. Já temos salões de beleza nos CRJs Terra Vermelha e Feu Rosa para a formação e a geração de renda”, destacou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

A Bendita Feira traz a proposta de criar oportunidades coletivas para que os jovens empreendedores do Território do Bem possam ter visibilidade e espaço direto e qualificado para divulgar e comercializar seus negócios e serviços. A ideia é mostrar que esses negócios criativos existem, atraindo clientes de outras regiões da cidade e criando pautas de comunicação positivas sobre o Território do Bem, o que é fundamental para uma ambiência de investimentos e desenvolvimento dos empreendimentos locais.

“A Feira foi o caminho para estarmos abertos a qualquer segmento. O nosso filtro é apenas que os jovens sejam produtores. Essa é uma feira de produtores e prestadores de serviços jovens”, ressaltou a coordenadora da Bendita Feira e de Articulação do CRJ Território do Bem, Sheila Nogueira.

Durante a Bendita Feira, também será feito o lançamento do segundo projeto de Labpoca do CRJ, a Agência de Talentos Reverso, com jovens artistas formados nas oficinas do CRJ Território do Bem.

Serviço:

Bendita Feira e Agência de Talentos Reverso

Data: sábado, dia 06 de maio de 2023
Horário: das 10h às 18h
Local: Centro Cultural Triplex, na Praça Costa Pereira, Centro de Vitória. Em cima da Farmácia Santa Lúcia.

CRJ Território do Bem

O CRJ Território do Bem oferta uma série de serviços voltados para as juventudes, buscando ampliar a garantia de direitos e diminuir os índices de crimes violentos sofridos e cometidos por jovens. No local, são oferecidos cursos, oficinas para a geração de renda; atividades de esporte, cultura e lazer; acompanhamento integral de jovens para a construção de planos de vida e de trabalho; internet e o uso de computadores para estudo e trabalho.

Cada CRJ reserva espaço físico e investimento para a implantação de um Labpoca, com o objetivo de que os jovens possam gerar renda, por meio da economia criativa, fortalecendo a vocação econômica das periferias. O CRJ Território do Bem lança dois labs: o Bendita Feira e o Reverso Agência de Talentos, neste sábado (06).

“Nos Labpoca do CRJ do Território do Bem, vamos investir na qualificação dos jovens, de seus produtos e serviços. Para isso, a ideia é identificar demandas individuais e coletivas de cada negócio, mas focando em planos de negócios, design de produtos, formação de cadeia de negócios (colabs) e rotulagem. Vamos oferecer também assessoria em comunicação e acesso ao crédito. A meta é tornar os produtos e serviços cada vez mais competitivos no mercado, mirando qualidade, preço justo e compra consciente”, explicou Sheila Nogueira.

O CRJ Território do Bem é fruto de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Ateliê de Ideias, definida após ampla seleção pública. O equipamento é um projeto que integra o Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Estado Presente

O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse projeto, foram implantados 14 CRJs em todo o Estado. Mais informações em juventudes.es.gov.br.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES
Danielly Campos
(27) 3636-1330 e (27) 99231-5186
comunicacao.bid@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras