13/09/2021 12h07

Intercâmbio: representantes do Governo de Minas Gerais visitam a SEDH para conhecer o sucesso da Rede Abraço

Para um intercâmbio de ações sobre a política sobre drogas, a secretária de Estado de Direitos Humanos (SEDH), Nara Borgo, recebeu, na manhã desta segunda-feira (13), a subsecretária de Políticas sobre Drogas de Minas Gerais, Soraya Romina, e a assessora técnica de Políticas sobre Drogas de Minas, Michelle Ralil, em Vitória, para apresentar o Programa de Ações Integradas Sobre Drogas (Rede Abraço).

Também participaram da agenda, no gabinete da SEDH, o subsecretário de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, e a assessora Aline Borel, que fazem a gestão desse importante programa.

“A Rede Abraço é um projeto muito importante de governo. Sabemos o quanto ele fez falta para o povo capixaba, quando foi interrompido. Por isso, reformulamos o trabalho e fizemos a ponte com a academia, por meio do Observatório Capixaba de Informações sobre Drogas (OCID). Estamos desenvolvendo um trabalho incrível, coordenado pelo subsecretário Carlos, nos municípios. Nos alegra muito, em nome do governador Renato Casagrande, recebe-las para falar mais sobre isso”, afirmou a secretária Nara Borgo.

“Estamos muito felizes de poder trocar experiências com os gestores de políticas sobre Drogas no Espírito Santo. Temos acompanhado os bons resultados da Rede Abraço. Isso nos motivou a fortalecer nossa parceria, nesta agenda de intercâmbio, para que possamos aprimorar nossos serviços”, ressaltou a subsecretária de Políticas sobre Drogas de Minas Gerais, Soraya Romina.

A equipe do Governo de Minas Gerais visitará o Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD), no Centro de Vitória. Nesta terça-feira (14), ela vai conhecer uma comunidade terapêutica ligada a Rede Abraço, em Afonso Cláudio.

“Implantamos uma política pública que efetivamente dá conta de atender às demandas que os cidadãos, bem como seus familiares e a comunidade”, disse o subsecretário Políticas sobre Droga Carlos Lopes.

Sobre a Rede Abraço

O Programa Estadual de Ações Integradas Sobre Drogas, mais conhecido como Rede Abraço, é um programa do Governo do Estado do Espírito Santo que visa a promover o bem-estar e o cuidado a pessoas com problemas decorrentes do uso de drogas, seus familiares e comunidade em geral.

Coordenado pela Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (SESD), vinculada à SEDH, o Programa parte da premissa de que o uso de drogas é uma questão complexa, de determinação multifatorial e de grande relevância para a sociedade. Compreende que não há resposta simples e universal que dê conta de todos os problemas envolvidos no uso de drogas e dele advindos. Seu escopo de atuação prevê, portanto, ações de execução direta e iniciativas de articulação intersetorial, de conscientização e participação da sociedade como um todo.

Texto: Danielly Campos e Juliana Borges

Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã no ES