15/07/2021 15h04

Inscrições abertas para reuniões on-line do Plano Estadual de Políticas das Juventudes

A juventude capixaba iniciará um debate histórico para garantia dos seus direitos no Estado. As inscrições estão abertas para participar das reuniões on-line de apresentação da proposta do primeiro Plano Estadual de Políticas das Juventudes, que vai nortear as políticas públicas destinadas a esse público para os próximos 10 anos. Os encontros começam na próxima semana e vão até o dia 22 de julho.

Serão quatro encontros on-line em quatro macroregiões do Espírito Santo. O primeiro, na região sul, será na segunda-feira (19). Na terça-feira (20), será na região norte. Na região central do Estado, o encontro será na quinta-feira (21). Na Região Metropolitana, que engloba as regiões central serrana e oeste serrana, ocorrerá na quarta-feira (22). Todos sempre às 18h30.

Para participar, os jovens devem ser inscrever no site Juventudes (LINK). Nos dias dos encontros, os links das reuniões serão enviados por e-mail aos pré-inscritos. Quem desejar, ao final do evento, pode ter certificado de participação.

 

Proposta

A proposta de Plano Estadual é resultado do esforço coletivo das juventudes do Estado, do Conselho Estadual da Juventude do Espírito Santo (Cejuve) e do Governo do Estado.

A proposta do plano reúne mais de 240 sugestões recebidas nas edições anteriores das conferências estaduais das juventudes, na Consulta Pública aberta em 2020, além das contribuições do Cejuve e outras organizações da sociedade civil. Elas foram organizadas em 11 eixos temáticos por uma Comissão Temporária do Plano, instituída pelo Cejuve.

Entre as sugestões estão linhas de crédito e cooperativas para jovens empreendedores na cidade e no campo; atendimento de saúde personalizado e mais vagas no noturno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de assistência estudantil a universitários de baixa renda.

Para o presidente do Cejuve, Wallace Vargas, essa proposta de plano já é muito importante para as juventudes. “Esse documento é importantíssimo, porque vai direcionar as políticas públicas de juventude nos próximos anos. Mesmo em um contexto de pandemia, que dificulta um pouco o debate, essa aproximação da Gerência de Juventude com o Cejuve, com os conselhos municipais e com a juventude capixaba como um todo, a partir dos coletivos e movimentos, acontece neste momento, sendo relevante para a validação desse processo”, afirmou.

 

Texto: Danielly Campos

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334
Renata Alves (Respondendo)
3636-4380
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras