28/08/2023 09h52 - Atualizado em 28/08/2023 09h53

Inaugurado LabPoca do CRJ São Mateus

O Laboratório de Potencialidades Capixaba (LabPoca) do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) São Mateus foi inaugurado na última quarta-feira (23). “É nóis digital” é o nome do estúdio audiovisual entregue às juventudes de 15 a 24 anos e tem o objetivo de capacitar os jovens na na área da Comunicação. Os CRJs fazem parte do eixo social do programa Estado Presente em Defesa da Vida conduzido pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH).

Após uma grande reforma, o Lab.Poca É nóis digital conta com infraestrutura completa de estúdio e ilha de captação de áudio e vídeo, além de contar com equipamentos especializados na produção de conteúdos audiovisuais e podcasts, como de câmeras, tripés, mesa de som, desktops, microfones, fones de ouvido, entre outros.

“Esta é uma importante entrega para as juventudes e para a cidade de São Mateus. O Governo do Estado investe nos sonhos das nossas juventudes, que agora podem aprender e ganhar dinheiro com fotografia, áudio, vídeo em eventos, para empresas ou mesmo nas redes sociais. Entregamos outros Labpocas que promovem o desenvolvimento local, por meio da economia criativa, nos CRJs Terra Vermelha, Feu Rosa, Aracruz e Território do Bem. Em breve, teremos os 14 CRJs do Governo do Estado com todos os Labpocas em funcionamento”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

"Nossos agradecimentos ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, pela parceria. O Lab.poca 'É nóis digital', em sua trajetória de implantação, surge como uma oportunidade para promover o protagonismo e o desenvolvimento das juventudes, proporcionando acesso democrático às ferramentas digitais necessárias para a produção e expressão de suas ideias e sentimentos por meio do audiovisual. Hoje damos mais passos nessa jornada”, destacou a coordenadora do CRJ São Mateus, Rosângela Miranda.

Durante a inauguração, para estrear esse espaço moderno, aconteceu a gravação do PodJuventudes, o primeiro podcast gravado no Lab.poca É nóis digital. O primeiro programa foi sobre políticas para as juventudes, a implantação e trajetória dos CRJs, a implantação do CRJ São Mateus e o impacto que ele gera nas juventudes mateense.

Os jovens do CRJ São Mateus Mainara Magalhães, Salisson Lopes e Evaldo Júnior Polato bateram um papo com a gerente de Juventude da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Fabricia Barbosa, e a psicóloga Karoline de Almeida.

A inauguração contou com a presença da assessora especial da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Raiana Rangel, representantes da diretoria do Instituto Abequar, entidade parceira na execução e gestão do CRJ na cidade;  o professor do Ifes São Mateus, Deyvid Martins, que acompanha o Projeto “Metodologias de Redes de Economia Criativa de base comunitária”; Gustavo Negris do Conselho Estadual da Juventude e conselheiro no Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte do Espírito Santo (PPCAAM/ES), além de Claudyo Peralta e Rafaela Cavalcante, representantes da Suzano.

CRJ São Mateus

Inaugurado no dia 14 de abril de 2022, o Centro de Referência das Juventudes (CRJ) São Mateus é o primeiro CRJ implantado pelo Governo do Estado na cidade para atender a todas as juventudes, especialmente as da região de Ayrton Senna (Vila Nova e Bom Sucesso).

O CRJ São Mateus funciona em uma edificação, cedida pela Mitra Diocesana de São Mateus, e conta com dois pavimentos, salas multiuso, laboratório criativo, sala de música, artesanato, de multimídia, espaço para práticas de lutas marciais, entre outros.

Atendendo jovens de 15 a 24 anos, o CRJ São Mateus oferta gratuitamente cursos, oficinas para geração de renda, espaços para trabalhos coletivos ou estudo, auxílio-transporte e passeios.

Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o CRJ São Mateus é fruto do trabalho da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituição Abequar, definida após ampla seleção pública para gestão do espaço.

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse programa, foram implementados 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs) em todo o Estado.

Site: www.juventudes.es.gov.br.

Instagram: @juventudes_es