20/08/2019 15h58

Grupo LGBT+ visita pontos turísticos e culturais do município da Serra

Um grupo de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT+) jovens participou da terceira edição do projeto “Transitando pela Cultura Capixaba - Descobrindo a História do Espírito Santo”, que aconteceu no último sábado (17), no município da Serra. O tour cultural ocorreu nesta data em alusão ao Dia da Visibilidade Lésbica (29 de agosto).

A iniciativa é da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Diversidade Sexual e Gênero, e nesta edição contou com a parceria da Prefeitura Municipal da Serra, através da Secretaria Municipal de Turismo.

Acompanhados por uma guia, os participantes fizeram um tour cultural e informativo pelo município, passando pela Igreja Nossa Senhora da Conceição, visitando o monumento em homenagem a Chico Prego (líder da revolução em Queimado), o Museu Histórico de Serra e a Casa do Congo Mestre Antônio Rosa. O grupo finalizou o passeio no Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo e prestigiou o Festival Serra Maestra – Arte, Cultura e Resistência da América Latina.

Segundo Maria José dos Santos, coordenadora estadual do Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (Fonotrans) e agente de prevenção da Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (Gold), o tour foi enriquecedor.

“Eu já conhecia Serra Sede por causa de parentes que moram lá, e sempre vou ao congo e festas de São Benedito. Mas achei muito importante a ida à Casa do Congo e ver todos aqueles móveis antigos; e também à Casa da Cultura, onde vimos pessoas diferentes e animadas, entre jovens, adolescentes e famílias. Espero ter a oportunidade de visitarmos outros locais do nosso Estado”, enfatizou a participante.

De acordo com a psicóloga da Gerência de Diversidade Sexual e Gênero da SEDH, Marina Bernabé, o passeio foi bastante positivo. “O TRANSitando tem se mostrado um instrumento importante para o acesso das pessoas LGBT+ nos espaços de arte, cultura e lazer. O retorno é muito bom e os participantes querem sempre novas edições em diversos pontos turísticos do Estado”, destacou.

O objetivo do projeto Transitando é tornar acessível, de forma educativa, o conhecimento da história do Espírito Santo para o público LGBT+ através de passeios informativos por patrimônios culturais e turísticos.

Assessoria de Comunicação da Sedh
Letícia Passos