02/07/2019 11h41 - Atualizado em 02/07/2019 11h52

Grupo LGBT conhece cultura indígena e participa de noite cultural em Aracruz

Um grupo de aproximadamente 15 LGBT’s (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) participou, no último sábado (29), da segunda edição do “Transitando pela Cultura Capixaba - Descobrindo a História do Espírito Santo”, um projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), por meio da Gerência de Diversidade Sexual e Gênero.

Durante o passeio – que aconteceu nesta data devido ao Dia do Orgulho LGBT+ –, os participantes conheceram as aldeias indígenas de Olho D’água e Caieras Velha, do município de Aracruz, e ainda participaram de uma noite cultural promovida pela comunidade local.

Segundo o gerente de Diversidade e Gênero da Sedh, Renan Cadais, o evento foi importante para que a população LGBT+ se sinta cada vez mais parte da cultura capixaba. “Conhecer de perto a cultura daquele povo é magnífico, o retorno das LGBT que participaram foi positivo."

A gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Neiriele Marques da Silva, que também acompanhou o tour cultural e histórico, destacou a importância dessa interação entre a população LGBT+ e os povos indígenas.

“Esta iniciativa é fundamental, pois aproxima as pautas e os públicos da Secretaria. As comunidades indígenas passaram por mudanças ao longo dos anos e agora as pessoas trans estão tendo a oportunidade de conhecer esta cultura que é tão importante para o Espírito Santo”, enfatizou Neiriele Silva.

Ao final do passeio, os participantes prestigiaram de uma noite cultural com direito a danças e cantos tradicionais, exposição fotográfica e fogueira. “É sempre muito bom receber as equipes da Secretaria de Estado de Direitos Humanos aqui; e também é um prazer poder compartilhar um pouco das nossas vivências e histórias com esse grupo”, disse Jocelino Tupiniquim, líder indígena.

Com o objetivo de promover atividades turísticas de forma inclusiva e pedagógica, o projeto Transitando realiza visitas guiadas a patrimônios culturais históricos e pontos turísticos do Espírito Santo, a fim de apresentar à comunidade LGBT+ um pouco da história e identidade local. A próxima edição já tem data definida: será em 29 de agosto, quando se comemora o Dia da Visibilidade Lésbica. 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedh
Letícia Passos

(27) 3636-1334
leticia.freire@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras