13/02/2019 10h03 - Atualizado em 13/02/2019 17h05

Governo do Estado promove formação com ex-ministro de Direitos Humanos Nilmário Miranda

O auditório do Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória, recebeu, na tarde desta terça-feira (12), o ex-ministro de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, para uma palestra sobre o tema “Direitos Humanos e Políticas Públicas na Atualidade”. O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH).

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, fez a abertura do evento: “É uma alegria imensa participar deste encontro e ver servidores, conselheiros e militantes reunidos para debater uma pauta tão importante, especialmente nos dias atuais. E se podemos estar reunidos aqui hoje, num estado democrático de direito, é devido ao árduo trabalho de muitos. Teremos uma tarde de formação e aprendizado, promovendo a educação em Direitos Humanos”, declarou.

Nilmário Miranda enfatizou, durante a sua palestra, a importância do debate sobre Direitos Humanos em todos os lugares e em todos os setores do Governo, seja na educação, na saúde, na segurança e no meio ambiente, por exemplo.

“Falar em Direitos Humanos é essencial. Relembrar fatos do passado, mantendo vivas as memórias, é uma forma de impedir que gigantescas violações de direitos se repitam. Inclusive, uma das formas pelas quais a gente mede o progresso civilizatório de uma sociedade é pelo quanto ela lembra a sua história e combate a repetição de determinados processos”, disse.

Miranda falou ainda sobre as questões ligadas às violações de direitos das mulheres e das pessoas negras no Brasil. “Direitos Humanos são para todos, mas é evidente que existem alguns grupos que sofrem a não garantia de seus direitos, sistematicamente. Por isso a Declaração Universal dos Direitos Humanos é fundamental. A mulher e o negro são dois assuntos que não foram resolvidos no Brasil e precisam ser muito debatidos e protegidos”, finalizou.

Além de ministro, Miranda também foi deputado estadual e federal e secretário estadual de Direitos Humanos pelo estado de Minas Gerais. Estiveram presentes servidores públicos da SEDH e de outros órgãos, políticos, representantes de movimentos sociais e militantes.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – Sedh

Suellen Barone / Letícia Passos
E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / leticia.freire@sedh.es.gov.br
(27) 3636-1334

Crédito das fotos: Ademir Ribeiro/Secom

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

VLibras